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O que é giro de estoque, a importância desse indicador e como calcular no seu negócio.

Giro de estoque é um indicador que mede a eficiência da gestão de estoque de uma empresa. Na prática, o giro de estoque representa a velocidade com que os seus produtos saem do seu estoque. Ou seja, quantas vezes o estoque foi vendido e reposto em um determinado período. A métrica do giro de estoque ajuda o empreendedor a avaliar a demanda dos seus produtos, se eles foram bem aceitos pelos consumidores e também quais os produtos que estão parados no estoque.
a imagem mostra uma empreendedora calculando o giro de estoque da loja dela.

Principais tópicos


Você sabe o que é giro de estoque e como calcular esse indicador e qual a importancia desse indicador para seu e-commerce?

Se você trabalha com vendas de produtos em uma loja física ou virtual, esse assunto é muito importante para o seu negócio. 

Também conhecido como rotação de estoque, o indicador mostra quantas vezes o seu estoque foi renovado em um determinado período.

Isso significa que quanto maior o giro, mais vendas você realizou e menos dinheiro você tem parado em mercadorias.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é giro de estoque, qual a sua importância e como calcular de forma simples e prática.

O que é giro de estoque?

Giro de estoque é um indicador que mede a eficiência da gestão de estoque de uma empresa.
Na prática, ele representa a velocidade com que os seus produtos saem do seu estoque para os seus clientes. Ou seja, quantas vezes o estoque foi vendido e reposto em um determinado período, geralmente um ano.

Por exemplo, se a rotação do seu estoque for 5, isso significa que você vendeu todo o seu estoque 5 vezes no período analisado.

Ou seja, a cada 2,4 meses (12 meses divididos por 5), você renovou o seu estoque.

O giro de estoque pode variar de acordo com o tipo de produto, o segmento de mercado, a sazonalidade, a concorrência, entre outros fatores.

Por exemplo, produtos perecíveis tendem a ter um giro maior do que produtos duráveis, pois precisam ser vendidos rapidamente para não estragar.

Por isso, é importante comparar o seu indicador com o dos seus concorrentes diretos e com a média do seu setor.

Importância do giro de estoque para as empresas

A métrica é muito importante para a gestão financeira e operacional do seu negócio, pois ajuda o comerciante a:

Avaliar a demanda dos seus produtos

Um giro de estoque alto indica que os seus produtos têm uma boa aceitação no mercado e que você está vendendo bem. 

Por outro lado, um giro de estoque baixo indica que os seus produtos estão parados no seu estoque, o que pode gerar custos de armazenagem.

Obsolescência e perda de validade.

Analisar a eficiência da sua gestão de estoque

Uma rotação de estoque adequada indica que você está comprando e vendendo os seus produtos na quantidade e no tempo certos, evitando excessos ou faltas de mercadorias. 

Em contrapartida, uma rotação de estoque inadequada indica que você está comprando ou vendendo demais ou de menos.

E isso, por sua vez, pode afetar o seu fluxo de caixa, o seu capital de giro e o seu relacionamento com os fornecedores e os clientes.

Conhecer a lucratividade da sua empresa

O indicador também mostra que você está tendo um bom retorno sobre o seu investimento em estoque, pois está vendendo mais e gastando menos com custos operacionais. 

Diante de tudo o que já foi citado até aqui, certamente deu para perceber o quanto calcular o giro do estoque é importante. 

No entanto, o ideal é encontrar um equilíbrio entre a rotação ideal para o seu tipo de negócio e o seu mercado.

Assim, você pode otimizar os seus recursos e maximizar os seus resultados.

Como calcular o giro de estoque?

Para calcular o giro do seu estoque, você precisa de duas informações: o total das mercadorias vendidas e o volume médio de estoque. 

O total das mercadorias é a quantidade de produtos que você vendeu durante o período analisado.

O estoque médio, por sua vez, é a média entre o estoque inicial e o estoque final do mesmo período.

Sendo assim, o indicador pode ser obtido através da seguinte fórmula:

  • Giro de estoque = total de vendas / estoque médio

Por exemplo, suponha que você tenha uma loja de roupas e que no ano passado você teve as seguintes informações:

  • Total das mercadorias vendidas = R$ 100.000
  • Estoque inicial = R$ 20.000
  • Estoque final = R$ 10.000

O seu estoque médio seria:

  • Estoque médio = (Estoque inicial + Estoque final) / 2
  • Estoque médio = (20.000 + 10.000) / 2
  • Estoque médio = 15.000

A partir dessas informações, o seu giro de estoque seria:

  • Giro de estoque = total de vendas / estoque médio
  • = 100.000 / 15.000
  • = 6,67

Esse resultado significa que você vendeu todo o seu estoque 6,67 vezes no ano passado.

O que é ótimo, aliás, pois além de positiva, é uma rotação de mercadorias considerada alta.💹

Qual é o valor ideal do giro do estoque?

A bem da verdade, não existe um valor ideal do giro do estoque que seja válido para todos os tipos de negócio.

Pois o valor ideal depende de fatores como o segmento de mercado, a sazonalidade, a margem de lucro, a concorrência, entre outros.

Contudo, de forma geral, pode-se dizer que um giro de estoque alto é desejável, pois indica que a empresa está vendendo bem e aproveitando bem o seu capital investido em estoque.

Portanto, podemos dizer que o valor da rotação ideal precisa ser superior a 1.

O que significa giro de estoque alto e baixo?

Conforme pontuado anteriormente, não existe um valor ideal para o giro do estoque, pois isso depende de vários fatores. Então, por que o valor superior a 1?

Acompanhe a explicação a seguir.

Se ao calcular o giro do estoque, o valor da sua rotação for inferior a 1, pode ser que a empresa esteja com dificuldades para vender os seus produtos.

Ou que esteja comprando mais produtos do que consegue vender. 

Um índice baixo pode ser causado por baixa demanda, falta de planejamento ou estratégia de vendas e gerar diversos problemas:

  • Perda de oportunidades de venda por falta de produtos adequados à demanda dos clientes;
  • Prejuízos financeiros por desperdício, deterioração ou obsolescência dos produtos;
  • Aumento dos custos operacionais com armazenamento, transporte e manutenção dos produtos;
  • Diminuição do fluxo de caixa e da rentabilidade da empresa.

Por outro lado, um indicador de rotação de estoque alto pode trazer os seguintes benefícios para o negócio:

  • Aumento da lucratividade;
  • Redução dos custos com armazenagem, transporte, segurança, impostos e perdas;
  • Melhoria do fluxo de caixa, pois ao girar o estoque mais rápido, a empresa recebe mais dinheiro em menos tempo, o que melhora a sua capacidade de pagamento;
  • Maior competitividade, pois com um giro alto de estoque, a empresa consegue atender melhor os seus clientes, oferecendo produtos atualizados, disponíveis e com preços competitivos.

Como melhorar o giro de estoque da empresa?

Para aumentar as vendas e, consequentemente, a quantidade de vezes que o seu estoque é reposto, é preciso adotar algumas medidas, como:

  • Planejar adequadamente a demanda e a oferta dos produtos, levando em conta fatores como sazonalidade, tendências e histórico de vendas; 
  • Precificar corretamente os produtos, levando em consideração fatores como custos, margem de lucro desejada e percepção de valor dos clientes;
  • Fazer um controle rigoroso do inventário dos produtos, registrando as entradas e as saídas e monitorando os níveis de estoque;
  • Executar uma análise do mix de produtos, identificando os itens mais vendidos, os menos vendidos e os que têm maior margem de lucro;
  • Analisar periodicamente os indicadores de desempenho do estoque, como giro, cobertura, rotatividade etc.;
  • Implementar estratégias para aumentar as vendas dos produtos com baixo giro, como promoções, descontos e kits;
  • Reduzir ou eliminar os produtos com alto custo ou baixa demanda;
  • Negociar com os fornecedores melhores condições de preço, prazo e qualidade dos produtos;
  • Buscar alternativas para reduzir os custos e otimizar o espaço do armazenamento dos produtos;
  • Diversificar os canais de venda para ampliar o alcance da empresa, aumentar a visibilidade dos produtos e atrair diferentes públicos.

Como otimizar a gestão do estoque do seu negócio?

Para controlar o seu estoque de maneira eficiente e ter um giro de estoque aceitável, é preciso adotar algumas boas práticas, como:

Faça um inventário dos seus produtos

O inventário é a contagem física dos produtos que estão no seu estoque.

Ele deve ser feito periodicamente para verificar se os dados registrados no sistema estão condizentes com a realidade, além de identificar possíveis divergências, perdas ou furtos.

O inventário também ajuda a planejar as compras e as vendas com mais precisão.

Capacite os seus colaboradores

Outra forma de melhorar a gestão do seu estoque é capacitar os seus colaboradores.

Eles devem ser treinados e orientados sobre as normas e os procedimentos da empresa para o controle de estoque, mas não apenas isso.

Eles também devem saber como manusear, armazenar, etiquetar e organizar os produtos, seguindo os critérios de qualidade, validade e segurança.

Além disso, também devem saber como utilizar o sistema de controle do estoque e como comunicar qualquer problema ou sugestão.

Automatize o controle do estoque

A automatização de processos é uma realidade em todos os departamentos organizacionais e com o estoque não é diferente.

Um sistema informatizado permite registrar todas as entradas e saídas dos produtos, bem como consultar as informações sobre o saldo, o custo, o preço e a localização dos itens de forma prática e ágil.

Outra grande vantagem do controle do estoque automatizado é que o sistema normalmente gera relatórios e alertas sobre o nível do estoque, as demandas dos clientes, as previsões de vendas e as necessidades de reposição.

Dessa forma, você pode tomar decisões mais assertivas a favor do seu negócio, pois elas estarão baseadas em dados concretos, e não em achismos.

Faça um cronograma de compras

O cronograma de compras nada mais é do que um planejamento das compras que devem ser feitas ao longo do tempo.

Levando em conta os fatores internos e externos, os quais influenciam a demanda pelos produtos. 

O cronograma deve considerar vários fatores. Entre eles, a sazonalidade, as tendências do mercado, as promoções, os prazos de entrega, os descontos e as condições de pagamento dos fornecedores. 

Seu objetivo é possibilitar que o lojista compre os produtos para venda na quantidade certa, no momento certo e pelo melhor preço.

E, claro, garantir um giro de estoque favorável para a empresa.

Registre todas as movimentações do estoque

Por fim, você também precisa documentar todas as entradas e saídas dos produtos no seu estoque, seja por venda, devolução, troca ou perda.

Isso permite a você um histórico das suas movimentações, facilitando a análise e a tomada de decisão.

Como apresentado neste artigo, o giro de estoque é um indicador essencial para a gestão do seu negócio.

Afinal, ele mostra se você está conseguindo vender os seus produtos com rapidez e eficiência. 

Para melhorar esse indicador, você precisa planejar e controlar o seu estoque com base nas suas vendas e na sua demanda.

E para facilitar esse processo, você pode contar com um sistema de gestão online (ERP) completo e integrado que o ajuda a gerenciar o seu estoque com praticidade e segurança.

No que mais o ERP pode ajudar:

  • Integrar o seu estoque com a sua loja virtual, marketplace ou PDV (ponto de venda), sincronizando as informações em tempo real e evitando divergências ou rupturas;
  • Controlar as entradas e saídas do seu estoque por meio de notas fiscais eletrônicas, pedidos de venda, ordens de compra e ordens de serviço;
  • Acompanhar o saldo do seu estoque em tempo real;
  • Gerar relatórios padrões e customizados sobre o seu estoque, que irão ajudar a monitorar o desempenho do seu negócio e a tomar decisões estratégicas;
  • E muito mais!

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