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Como vender no dia das crianças: dicas e tendências para aumentar o lucro do seu negócio

Além de escolher bem os produtos para vender no dia das crianças é preciso chamar a atenção das crianças e adultos, através de campanhas de marketing, ofertas e promoções especiais para a data. Uma vez que os adultos que são os responsáveis pelas compras e presenteiam além dos filhos, os sobrinhos, afilhados e irmãos mais novos. De acordo com pesquisas os itens mais vendidos no dia das crianças são: roupas, brinquedos educativos bonecas, urso de pelúcia, chocolates e doces.
a imagem mostra uma criança e uma mulher andando pelos corredores de uma loja de brinquedos.

Principais tópicos

Você é dono de uma loja física ou online e quer saber o que vender no dia das crianças?

Se você quiser aumentar as vendas do seu e-commerce, o dia das crianças é uma ótima oportunidade, pois junto com o Natal ele é um dos feriados mais importantes para o comércio brasileiro.

Entretanto, se você nunca criou uma campanha para o dia das crianças e não sabe por onde começar, fique tranquilo.

Neste artigo, vamos apresentar 9 dicas para preparar sua loja virtual para este feriado, de modo que você possa aproveitar para dar um boom nas suas vendas.

Qual a importância do dia das crianças para o comércio nacional?

O dia das crianças foi criado no Brasil em 1924, durante a Primeira República.

Na época, o país sediava o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs um projeto de lei para a criação do feriado nacional da criança.

Essa proposta foi aprovada e sancionada pelo então Presidente da República, Artur Bernardes.

Mas foi só a partir de 1955 que o dia 12 de outubro virou um tesouro para o comércio.

Naquele ano, a marca de brinquedos Estrela, aproveitando a data, criou uma campanha de marketing chamada “Semana do Bebê Robusto”.

Dez anos depois, a marca de cosméticos Johnson & Johnson entrou na campanha criando o concurso “Bebê Johnson”, uma competição de beleza infantil que foi famosa por décadas.

Desde então, os pais, tios e avós separam essa data para comprar presentes para as crianças, tornando-se um momento especial para o comércio.

No resto do mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 1959, o dia 20 de novembro como o Dia Mundial das Crianças, sendo que lá fora ele possui um significado diferente do encontrado aqui no país.

Portanto, faz parte da cultura nacional muitos brasileiros usarem o 12 de outubro para festejar com os pequenos que fazem parte de sua vida e para homenagear Nossa Senhora de Aparecida.

Confira 9 dicas para preparar sua loja para o Dia das Crianças

O que vender no dia das crianças depende dos tipos de produtos que você comercializa em sua loja virtual. 

Ela vende roupas? Eletrônicos? Cosméticos? Material esportivo? Brinquedos? Itens de papelaria?

Não importa, desde que seu negócio não venda somente adubos químicos e fertilizantes você vai conseguir se adaptar e criar uma campanha voltada para esse evento.

Mas como deve ser a sua primeira vez, veja as dicas que preparamos logo abaixo, que colocadas em prática vão fazer você arrasar nas vendas.

Chame a atenção de crianças e adultos

Os presentes são para as crianças, mas quem abre a carteira são os adultos.

Então, você precisa criar uma campanha de marketing para dois públicos diferentes.

É preciso despertar o desejo das crianças e convencer os adultos para comprarem na sua loja.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo portal Gente Globo, 89% dos entrevistados disseram que vão presentear os pequenos nessa data comemorativa.

E as crianças que serão presenteadas se dividem assim:

  • sobrinhos (as), 54%;
  • filhos (as), 52%;
  • afilhados (as), 32%;
  • irmãos (as), 9%;
  • enteados (as), 7%;
  • netos (as), 6%.

Além disso, 74% responderam que preferem comprar em lojas físicas por conta da possibilidade de avaliar a mercadoria, sair com ela em mãos, não ter problemas com trocas, entre outros.

Enquanto 64%, preferem lojas virtuais por causa dos preços menores, variedade de produtos, cupons de descontos, entre outros.

Em 2022, os 10 tipos de presentes mais comprados foram:

  • roupas, 38%;
  • brinquedos educativos, 35%;
  • boneco (a) / urso de pelúcia, 35%;
  • chocolates / doces, 23%;
  • calçados, 21%;
  • bola, 18%;
  • carrinhos de brinquedo, 17%
  • Jogos de videogame, 17%;
  • bicicleta, skate, patinete, 16%%
  • jogos de tabuleiro, 14%.

Verifica-se que itens mais simples estão em alta em comparação com produtos eletrônicos que são mais caros.

Desse modo, quando for fazer o planejamento para esses feriados que movimentam o comércio sempre analise pesquisas como essas, pois elas dão insights valiosos para aplicar nos negócios.

Crie ofertas e promoções especiais

Criar ofertas e promoções não produz um efeito somente em vendas.

Essas estratégias chamam atenção de mais pessoas, trazendo mais compradores.

Além disso, os clientes que já compraram com você são fidelizados e muitos passam a divulgar o seu negócio, consolidando sua marca.

Desse modo, para criar ofertas e promoções para o dia das crianças, siga os passos abaixo.

Presenteie os clientes com brindes personalizados

Brindes personalizados para lojas online

Em lojas online, você pode oferecer um brinde simples que venha junto na compra de um produto.

Brindes Personalizados para loja física

Você possui uma loja física?

Então, use brindes para chamar atenção das crianças.

Por exemplo, doces, peças grátis de roupas, um brinquedo mais simples, entre outros.

Dê brinde aos adultos também para que eles se lembrem de sua marca no futuro.

Crie kit e combos de produtos e venda

Muitos adultos precisam comprar presentes para várias crianças seja por ter mais de um filho, sobrinho ou neto.

Assim, facilite a vida dessa pessoa e ofereça kit e combos de produtos, para que ela não tenha que visitar muitas lojas.

Se você vende brinquedos, crie um combo de bonecos de super-heróis da Marvel e princesas da Disney por um preço em conta.

Mas se a sua loja trabalha com outras categorias, pense em combinações de produtos que faça sentido e coloque para vender.

Ofereça cupons de desconto

Cupons de desconto são uma ótima maneira de atrair novos clientes.

Então, crie um cupom de primeira compra no site ou loja.

Outra opção é o cupom de data comemorativa, como o dia das crianças.

Não se esqueça de criar banners atrativos e fornecer informações importantes como a data de expiração.

Realize sorteios

O sorteio é uma ótima estratégia para a divulgação da sua marca.

Escolha um produto desejado pelas pessoas e sorteie-o em uma rede social como o Instagram. Estabeleça como regras os participantes seguirem seu perfil e marcarem pelo menos dois amigos nos comentários.

Você ganhará mais seguidores e potenciais clientes.

Esses são alguns passos para criar ofertas e promoções especiais.

Para ver mais estratégias sobre campanha para o dia das crianças, continue lendo.

Diversifique os produtos

Em vista de aumentar o faturamento da sua loja, diversifique os produtos.

Lembra dos resultados da pesquisa do portal Gente Globo que mostram os presentes mais comprados em 2022?

Eles são uma bússola para orientar escolhas relacionadas à inclusão de novos tipos de produtos para vender na sua loja.

Se você vende roupas, adicione mercadorias de outras categorias como brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, bolas e ursinhos de pelúcia.

Para escolher os produtos certos e não encalhar nas vendas, analise tendências.

Veja os produtos que estão em alta nas principais lojas de varejo do Brasil, use ferramentas como o Google Trends ou pergunte aos seus seguidores das redes sociais.

Personalize serviços e produtos

Uma forma de agradar os consumidores é oferecer serviços e produtos personalizados.

Venda brinquedos em que é possível colocar nomes ou mensagens.

Sua loja ou site também pode oferecer serviços extras tais quais embalagens temáticas ou cartões personalizados.

Por exemplo, a loja online Etsy oferece serviços de personalização de brinquedos em que os familiares colocam os nomes de suas crianças.

Desse modo, em seu negócio venda brinquedos e acessórios mais simples, de modo que seja possível personalizá-los.

Oferte experiências de Compra Divertidas

Promover experiências divertidas dentro da loja física, como brincadeiras e jogos, cria momentos emocionantes tanto para crianças quanto para adultos, aumentando o reconhecimento da sua marca.

Veja o caso da FAO Schwarz de Nova York, uma das maiores lojas de brinquedos do mundo, que possui um piano gigante interativo onde as pessoas criam notas musicais pulando sobre as teclas.

Se você é um pouco mais velho (a) deve se lembrar da famosa cena do filme Quero Ser Grande, com Tom Hanks, em que o protagonista dança sobre as teclas do famoso piano.

Mas calma, não fse assuste!

Você não precisa colocar nada grandioso nesse nível no seu estabelecimento para atrair clientes, basta oferecer testes de brinquedos, concursos e atividades e os pequenos ficarão felizes por entrarem na sua loja.

Já para e-commerce coloque um jogo simples para as crianças no site ou então promova uma exposição de desenhos nas redes sociais.

Desenvolva uma campanha de marketing multicanal

Marketing multicanal é uma estratégia de divulgar sua marca ou produtos em diferentes canais online e offline. 

É uma mistura de ações do marketing tradicional com ações do marketing digital para atingir mais pessoas.

Assim, faça anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook.

Crie uma campanha de e-mail marketing, enviando mensagens para os clientes cadastrados em sua base de dados.

Otimize seu site para SEO para atrair tráfego orgânico para seu site durante esse período.

Tematize sua campanha de marketing

O dia das crianças precisa estar presente em sua campanha de marketing.

Dessa forma, crie um tema baseado nessa data e incorpore na sua marca e nas suas peças publicitárias.

Por exemplo, você pode criar uma variação da logo do seu negócio inspirada no tema do dia das crianças.

Os posts em redes sociais, e-mails enviados e o visual do site devem ser padronizados conforme a temática escolhida.

Essa dica também vale para decoração de lojas físicas.

Faça parcerias e colaborações

Uma estratégia para atrair mais clientes para sua loja é fazer parcerias com pessoas famosas.

Para o público geral, procure pessoas que trabalhem com cultura POP e entretenimento. Para as garotas, influencers da área de maquiagens ou moda.

Enquanto para os garotos, um profissional que atue na área esportiva: ex-jogador de futebol, youtuber ou donos de perfis de humor esportivo.

Para um negócio pequeno ou que está começando pode parecer inalcançável estabelecer uma parceria com o Ei Nerd, por exemplo.

Então, procure outros tipos de influencers.

Se você é do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, encontre produtores de conteúdo de destaque no seu estado. Existem muitas pessoas produzindo conteúdo a nível regional com milhares de seguidores.

Preste atenção na logística e prazos de entrega

Um pico alto de vendas é bom para todo negócio, mas se o planejamento não for bem-feito isso pode trazer problemas de gestão de estoque e prazos de entregas.

Deixe-nos explicar: você fez sua pesquisa de tendências e descobriu que brinquedos de um super-herói da moda estão fazendo sucesso.

Você entrou em contato com o fornecedor e adquiriu 100 itens para vender.

Só que a demanda foi maior do que pensava e rapidamente o estoque é esgotado e a sua loja deixa de fazer mais vendas.

Por isso é importante ter uma reserva de estoque para que esse problema não ocorra e você veja os potenciais clientes entrando na loja do seu concorrente.

O volume alto de vendas em um espaço curto de tempo sobrecarrega a operação de entrega dos produtos.

Imagine que diversos pais, tios e avós fizeram compras antecipadas esperando receber os presentes antes do dia 12 de outubro e não os recebem.

Eles farão uma imagem negativa da sua empresa.

Para que isso não aconteça, faça um planejamento que envolva as seguintes ações:

  • informar sobre prazos de entrega;
  • embalar produtos antecipadamente;
  • contratar funcionários temporários;
  • trabalhar com diferentes tipos de transportadoras como correios e empresas privadas.

Por último, deixe claro a política de troca e devolução de mercadorias para garantir a satisfação dos clientes.

Decore sua loja física ou online

A loja física ou online tem que mudar sua decoração para o dia das crianças.

Afinal, um negócio que pretende aumentar seu faturamento nesse feriado sem decoração infantil é tão sem sentido quanto um negócio que pretende estourar as vendas no Natal sem decoração natalina como Papai Noel, árvore-de-natal e pisca-pisca.

Desse modo, em estabelecimentos presenciais, você pode decorar a sua vitrine e o interior do espaço do seguinte modo:

  • escolher um tema do universo das crianças para decorar a loja, como super-heróis, princesas ou desenhos animados;
  • destacar os produtos para o público infantil;
  • criar cenários com os quais os pequenos possam interagir;
  • promover jogos e brincadeiras;

Para sites de e-commerce, você pode fazer as seguintes mudanças:

  • colocar uma paleta de cores vibrante;
  • elaborar um atendimento e chat personalizado;
  • tornar a navegação mais intuitiva;
  • destacar as promoções com banners personalizados;
  • adicionar elementos interativos como botões animados de CTA.

Torne o ambiente atrativo e aconchegante para os pequenos e você terá resultados positivos nessa data comemorativa.

O que fazer agora?

Neste momento, você já sabe o que vender no dia das crianças, então os próximos passos são colocar tudo ensinado em prática.

Meses antes do feriado, sente-se com a sua equipe para fazer um planejamento e estabelecer metas.

Assim, você não terá falhas em sua operação, conhecerá as intenções do seu público-alvo e bombará nas vendas.

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