Datas Comemorativas E-commerce 2023: planeje-se e aumente suas vendas!

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As datas comemorativas são momentos estratégicos para impulsionar as vendas do seu e-commerce, uma vez que os clientes estão mais dispostos a comprar para si mesmos e a presentear as pessoas queridas. 

Além disso, o relatório Webshoppers da Ebit|Nielsen afirma que 34% do faturamento do e-commerce brasileiro, em 2020, vieram de datas comemorativas.

Portanto, explorar as datas mais conhecidas nacionalmente, mas também inserir datas específicas ao seu segmento garantem ainda mais possibilidades de seguir um caminho bastante estratégico para atrair mais clientes, aumentar as vendas e o faturamento do seu e-commerce. 

Mas, vamos conhecer quais são as principais datas no e-commerce para 2022 e os pontos de atenção para um planejamento bem estruturado e que garanta uma alta nas vendas da sua operação.

Principais datas comemorativas do e-commerce 2023

Janeiro

30 Dia da Saudade

Após as festas de fim de ano, o e-commerce pode ficar um pouco menos movimentado.

Então, utilizar essa data pode ser interessante para incentivar a presentear alguém especial e utilizar campanhas de e-mail marketing e remarketing para reativar antigos clientes que não fazem compras há algum tempo.

Utilizar uma comunicação explorando o tema saudade e promoções aderentes será o diferencial do seu e-commerce.

Fevereiro

14 Valentine’s Day

O valentine ‘s day é o equivalente ao dia dos namorados brasileiro, e tem ganhado as mídias sociais. Contudo, os presentes não são destinados apenas a casais, mas a todas as pessoas queridas. 

Dessa forma, todos os segmentos podem participar de alguma forma. 

A preparação pode incluir uma categoria específica na sua loja virtual, com design atraente e que contemple a data.

Papéis de presente, cartões e outros brindes podem ser diferenciais que farão o cliente lembrar de você para uma próxima compra.

Além disso, elabore políticas de frete e logística que consigam cumprir os prazos de entrega. 

Carnaval

Em 2022 o carnaval será comemorado entre 26 de fevereiro a 1º de março.

Para preparar seu e-commerce para essa data, o mais importante é atentar-se à logística, frete e atendimento na loja virtual durante o feriado, pensando no seu backoffice.

Lembre-se de aumentar o prazo de entrega para que não haja problemas relativos a isso. 

Março 

8 Dia Internacional da Mulher

Uma data destinada a lembrar da luta das mulheres, portanto, fuja dos clichês.

Ofereça cupons de desconto para sua base feminina de leads, e também incentive que as presenteiem através de outras promoções. 

Todos os segmentos podem participar da celebração e designar uma categoria exclusiva para kits de produtos e itens em promoção na loja virtual. 

15 Dia do Consumidor 

O dia ou semana do consumidor é destinado a celebrá-lo e oferecer promoções que estreitam o relacionamento da sua marca com eles. 

Em 2021, o ticket médio da data foi de R$429,60 e o faturamento da semana do consumidor foi de R$6,3 bilhões, mostrando que a data pode e deve ser bem aproveitada.

A atenção deve ser voltada a oferecer produtos e descontos interessantes, portanto, ofereça produtos da curva A e calcule bem suas margens financeiras para que você obtenha o lucro desejado. 

Abril 

Páscoa

Apesar de ser uma data religiosa, ela movimenta inúmeros setores do e-commerce. 

Utensílios de cozinha, embalagens, docerias, presentes e brinquedos podem, então, aproveitar a data.

O importante é reconhecer bem a sua persona e as necessidades dela, para que sua comunicação seja bem direcionada, antecipada e assertiva. 

Dia do Frete Grátis 

O dia ou semana do frete grátis não costuma ter data fixa, mas ocorre no final do mês de abril. 

Como o próprio nome já diz, o ponto central é a oferta de frete grátis no e-commerce e em marketplaces, quebrando a principal objeção de compra e atraindo mais clientes para sua loja virtual. 

Dessa forma, para que sua operação possa ser competitiva, estabeleça contrato com diversas transportadoras e empresas de logística, a fim de conseguir valores interessantes de frete para sua operação e uma entrega mais rápida aos clientes. 

Além disso, seja estratégico, ofereça frete grátis para regiões em que seu e-commerce quer ganhar mais clientes, regiões próximas e com valor de pedido mínimo. 

Maio

1 Dia do trabalho

É uma data que pode ser utilizada pelos e-commerces de tecnologia, materiais para escritório, ergonomia e uniformes.

A comunicação deve ser antecipada e oferecer descontos em itens específicos, o e-mail marketing é uma boa opção de ferramenta para contato.  

8 Dia das Mães
É uma das datas muito bem estabelecidas no comércio brasileiro, e não é diferente no comércio eletrônico. 

Em 2021 o e-commerce faturou R$6,4  bilhões durante a comemoração e o ticket médio superou em 21% o mesmo indicador de 2020, ficando em R$476,90, segundo o Relatório do Dia das Mães AllIn. 

Portanto, é muito importante que sua operação tenha essa data em vista, explorando comunicações emotivas e que remetem aos sentimentos atrelados às mães. 

Além disso, oferecer kits montados pode facilitar a jornada do consumidor enquanto aumenta o ticket médio da sua operação. 

A atenção ao frete deve ser redobrada para que os presentes cheguem antes da data. 

Junho

12 Dia dos Namorados

Mais uma data com clima de romance que pode ser explorado na decoração da loja virtual, comunicação em redes sociais e email marketing. 

A data é destinada a presentear, então facilitar esse processo para o comprador pode ajudar a finalizar mais compras. 

Além disso, oferecer itens por “tipos de namorados”, segmentar de maneira diferenciada alguns produtos e ter promoções interessantes com certeza ajudarão. 

Em 2020, houve um crescimento de 28% no faturamento da data nas compras por cartão de crédito, logo, repensar condições de pagamentos e parcelamentos pode auxiliar nas conversões.

28 Dia do Orgulho LGBTQIA+

Definitivamente todos os segmentos de e-commerce podem participar da data  através de comunicações específicas nas redes sociais e email marketing.

É imprescindível, contudo, que essa seja uma pauta presente no branding da marca e que a inclusão faça parte da comunicação inerente do e-commerce, uma vez que 50% do público pertencente a uma das letras da sigla afirmam preferir comprar de marcas que apoiam a causa, mesmo que existam ofertas mais interessantes na concorrência. 

Por mais que a data seja pontual, é necessário coerência ao utilizá-la. 

Julho

13 Dia do Rock

Segmentos de roupas, acessórios pessoais, acessórios para casa, e até mesmo pet podem aproveitar a data, e há espaço para todas as faixas de idade. 

No Dia do Rock é interessante fazer conexões na comunicação com festivais, bandas específicas que atraem mais sua persona e oferecer descontos interessantes.

Utilizar o remarketing e outras estratégias de recuperação de carrinhos podem reacender o desejo de compra na base de clientes antigos. 

26 Dia dos Avós

Uma data extremamente emotiva e que sentimentos como amor, carinho e cuidado podem ser explorados na comunicação.

Os mais variados segmentos podem participar, contudo, aqueles que trabalham com itens personalizados podem se destacar.

Atente-se às embalagens para presente, cartões especiais e às datas de entregas.

30 Dia dos Amigos

É uma data para estimular a presentear um amigo, mas que pode ser aproveitada para todos caso seu e-commerce ofereça promoções como “Pague 1 leve 2” ou “Compre 1 e tenha x% de desconto na segunda peça” ou kits de produtos diversos.  

Além disso, indicações com descontos podem funcionar muito bem para angariar de forma orgânica novos clientes que estarão muito mais propensos a comprar pela indicação de um amigo. 

Agosto

14 Dia dos Pais

Essa é mais uma data muito bem estabelecida no comércio nacional e tem que sido aproveitada no varejo digital (ou varejo 4.0).

Mas, o que diferencia os dois, é a antecipação de procura pelo presente e preço ideal com pelo menos um mês de antecedência à data no e-commerce, segundo o relatório da All In. 

Pensando nisso, a comunicação deve ser realizada com bastante antecedência. 

Além disso, kits de presentes, design da loja e promoções aderentes são muito bem-vindas. 

Outro dado importante é sobre a taxa de recompra, que em 2021 foi de 1,6% a mais que no ano anterior, o que nos sinaliza sobre a necessidade de um pós-venda e relacionamento com o cliente bem elaborado e executado.

15 Dia da Informática

Para os e-commerces de tecnologia, não há como não aproveitar a data. 

Dessa forma, explorar promoções menos agressivas para os itens mais buscados pode ser interessante para atrair tráfego para sua loja enquanto você oferece promoções mais competitivas em acessórios e utiliza o cross e up sell para aumentar o ticket médio. 

As redes sociais serão indispensáveis para mostrar as promoções que serão praticadas, já o email marketing e remarketing são fundamentais para comunicar sua base de clientes antigos e recuperar carrinhos e boletos abandonados.

Setembro

Semana do Brasil 

A semana do Brasil é comemorada próximo ao 7 de setembro e foi criada e incentivada pelo Governo Federal em 2019.

Com apenas 3 edições, a comemoração que pretende ser a “Black Friday Brasileira” ainda está engatinhando, mas tem potencial para ser aproveitada pelos mais diversos segmentos. 

Em 2020, durante a Semana do Brasil, o e-commerce faturou R$2,3 bilhões, o que nos alerta a explorar melhor a data.

15 Dia do Cliente

Assim como o Valentine ‘s Day e o Dia dos Namorados são quase redundantes, o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor (em março), tem o mesmo apelo: focar em oferecer boas promoções que valorizem o cliente e os leve a compras.

Apesar de ser uma data com pouca expressividade no mercado, os dados de 2020 afirmam que existe bastante potencialidade para a data, uma vez que o faturamento em 2021 foi 46% maior que o de 2020 e houveram 57% mais de pedidos nos marketplaces. 

Cabe avaliação se é possível implementar essa data no seu calendário comercial. 

Outubro

4 Dia dos Animais

Em 2020, o mercado pet brasileiro movimentou mais de R$40,1 bilhões e já é considerado o 3º maior do mundo, e isso não acontece sem clientes, claramente. 

Portanto, o dia dos animais deve ser aproveitado especificamente pelos e-commerce voltados a animais com comunicações que falem aos tutores de maneira emotiva, com o carinho e amor que eles designam aos seus próprios animaizinhos. 

Aposte em promoções de itens, contudo, não esqueça de oferecer um atendimento impecável durante e após a compra. 

12 Dia das Crianças

Todos os segmentos que tenham itens destinados a crianças podem participar da data, inclusive, os setores de tecnologia.

A comunicação deve ser desenvolvida para os adultos com foco em presentear as crianças.

Dessa forma, conseguir a atenção dos pais, tios e avós pode ser fundamental para seu e-commerce, uma vez que eles costumam presentear mais de uma criança. 

Além disso, apostar em um relacionamento duradouro com essa base de contatos pode oferecer bons resultados na Black Friday e Natal. 

Segundo o Relatório de Dia das Crianças da AllIn, o ticket médio de 2021 foi 63% maior quando comparado ao de 2020 e a data de procura e compra dos presentes foi entre 15 e 29 de setembro.

Esses dados reafirmam a necessidade de planejamento antecipado de comunicação, reposição de estoque, precificação competitiva e, claro, fretes e logística que cumpram o prazo e não frustrem os clientes e suas crianças.

31 Halloween

O dia das bruxas é mais uma importação para o calendário comercial e pode ser melhor explorada, no quesito de itens com descontos, para nichos específicos como decoração, artigos para festa, fantasias e maquiagem. 

Porém, os outros segmentos podem aproveitar a data e personagens da indústria cultural para decorar sua loja virtual e oferecer descontos assustadores. 

Novembro

25 Black Friday

Sem sombra de dúvida, a data mais esperada do ano pelo comércio eletrônico. 

E, com o passar dos anos as objeções sobre black fraude têm ficado para trás e os clientes estão se preparando cada vez mais para a data, reservando dinheiro, fazendo listas de compra e observando atentamente os descontos nos itens que desejam. 

É o momento em que não podem ocorrer erros no seu e-commerce, afinal, clientes novos e antigos estarão esperando os melhores descontos, ótimas opções de frete e um atendimento impecável.

Portanto, é fundamental que sua operação faça análises dos anos anteriores, projete o faturamento desejado e faça alinhamentos de estoque, operação, hubs e integrações, atendimento, comunicação (principalmente os anúncios pagos). 

A reposição de estoque deve ser muito bem calculada, para que não falte produtos da Curva A durante a promoção, e para que seja possível repor seu estoque para o Natal, que também se aproxima. 

Além disso tudo, que utilize descontos competitivos mas que garantam lucro para sua operação.  

Dividir o foco entre o lucro esperado e oferecer a melhor experiência de compras possível para seus clientes, com certeza trará bons resultados.

28 Cyber Monday

A cyber monday é quase uma extensão da Black Friday, contudo, mais segmentada para os e-commerces de eletrônicos e é comemorada na segunda após a Black.

Para aproveitar a data, planeje diferentes descontos em diferentes produtos, para que continue levando a sensação de novidade ao consumidor.

E, ainda, pode ser interessante utilizar o remarketing e recuperação de carrinhos e boletos abandonados para os clientes que não finalizaram a compra na última sexta. 

Dezembro

25 Natal

A última data do ano, mas com o maior peso de mercado. 

O design da loja virtual, das comunicações e das redes sociais devem estar voltadas à magia que a data carrega e deve despertar as emoções do cliente. 

Toda a logística e preparação utilizada na Black Friday deve ser repetida agora, para que não ocorram problemas que impactem o recebimento dos presentes. 

Estabelecer uma política de trocas e devoluções rápida e descomplicada é imprescindível para a satisfação do cliente e da pessoa querida que recebeu o presente dele. 

Benefícios de utilizar datas comemorativas no seu e-commerce

O varejo, tanto físico quanto digital, é movido pela novidade.

Prova disso são as frequentes alterações de vitrines e a recorrência com que se troca os banners nas lojas virtuais, o que também podem ser  percebidos nas grandes lojas e marketplaces. 

Isso acontece porque sempre que o cliente volta à sua loja virtual, ele quer ver quais são as novidades, o que tem de novo, pois a monotonia não o engaja e nem o leva a compra. 

Então, as datas comemorativas são um dos meios para que você estabeleça um calendário comercial que gere o senso de novidade na sua loja virtual, mantenha o desejo de consumo ativo e sempre tenha uma nova história para contar ao seu cliente, garantindo a atenção e o engajamento dele na sua loja. 

Ademais, em consenso com o que dissemos acima, alguns indicadores podem ser impactados pela utilização dessas datas, como por exemplo:

  • Aumento do ticket médio;
  • Aumento do número de vendas;
  • Aumento do tráfego;
  • Aumento de faturamento;

Outro aspecto interessante que pode ser explorado nessas datas é a promoção de queima de estoque

Através de uma estratégia bem elaborada de marketing e precificação, é possível que você consiga retirar aqueles itens em estoque que não tem tanta saída, movimentando o capital que estava parado, ao mesmo tempo em que causa o aumento de tráfego no seu e-commerce e uma nova base de clientes para nutrir.   

Como utilizar as datas comemorativas no seu e-commerce

Black Friday, Dia das Mães, Dias dos Pais e algumas outras datas são sempre interessantes para o comércio digital, aumentando incrivelmente o faturamento das lojas virtuais. 

Contudo, o senso de novidade e o design novo que você dá ao seu e-commerce durante as outras datas comemorativas podem sempre manter a motivação de compra do seu cliente. 

Por isso, procure por datas que podem ser exploradas pelo seu segmento e as possibilidades que elas podem te trazer.

Um exemplo interessante são os segmentos de moda, que são mais movidos pelo desejo de compra do que pela necessidade. 

Logo, explorar mudanças de estações, aniversário da marca e aniversário da primeira compra do cliente podem ser ótimas maneiras de sempre chamar a atenção para sua loja virtual. 

Já e-commerces de tecnologia, por exemplo, podem se preocupar com datas menos expressivas, quando comparadas às grandes datas já estabelecidas, como o Dia da Tecnologia ou o Dia do Gamer para explorar e melhorar os resultados mensais de faturamento.

O aspecto principal, é que você consiga criar um calendário comercial atrativo, alinhado com os objetivos de vendas e crescimento anual do seu e-commerce e os desejos de consumo dos seus clientes. 

Além do e-commerce próprio, utilizando as datas Comemorativas em Marketplaces

Os marketplaces têm sido cada vez mais utilizados como um canal de vendas graças ao seu volume de tráfego e como já dito, os grandes grupos sempre trabalham com promoções dentro e fora das datas comemorativas para atrair cada vez mais clientes para esses canais. 

Porém, em dias comuns, a batalha de preços já é recorrente e isso se intensifica nas datas comemorativas, o que faz com que a precificação seja um dos fatores que mais precisam de atenção.

Pensando nisso, acompanhe sempre os calendários e datas de ofertas de cada marketplace, para que você saiba com antecedência quando é o momento certo de entrar nessas promoções e trabalhar com preços ainda mais competitivos.

E, ainda, tome essas decisões baseadas nas metas que seu e-commerce tem para cada canal.

Preparado para aumentar suas vendas exponencialmente em 2022? 

Agora que você já tem as datas comemorativas do e-commerce em mãos, pelo menos as mais importantes, já é possível começar a traçar seu planejamento comercial, descontos e momentos em que será necessário uma reposição de estoque mais robusta. 

Prepare bem sua operação e boas vendas!

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