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Como receber pagamentos online? Entenda como funciona os principais meios

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Nos últimos anos, a transformação digital tem trazido mudanças significativas não só sobre a maneira como fazemos compras, mas também sobre como fazemos transações financeiras.

E os pagamentos online hoje fazem parte da nossa rotina de forma mais naturalizada.

Eles permitiram trazer para nossa vida cotidiana a simplificação dos processos de compra, agilizando pagamentos e gerando comodidade não só para os consumidores quanto, também, para os empreendedores.

Vamos trazer neste artigo um guia completo sobre o mundo das transações online, falando sobre benefícios, as principais formas de pagamento e dicas para escolher a melhor plataforma para seu e-commerce. Confira a seguir e tire suas dúvidas.

Como funciona o pagamento online?

Para compreender como se tornou tão benéfico o uso do pagamento online, é essencial conhecer o processo que ocorre por trás de cada transação.

Resumidamente, ele ocorre quando há a transferência de finanças de uma pessoa para outra, seja ela física ou jurídica, feito com dispositivos online.

O processo contempla várias etapas. Vamos trazer como elas ocorrem, como eles ocorrem em um e-commerce. Veja a seguir.

1. Seleção de produtos

O cliente entra no seu site, selecionando os produtos que sejam do interesse dele, adicionando-os ao carrinho de compras.

Há a possibilidade, ainda, caso seja do interesse dele, pode comprar com um clique e ir diretamente ao checkout.

2. Fornecimento de dados

Após separar todos os produtos do seu interesse, a pessoa fechará o carrinho, para dar o primeiro passo para o encerramento da compra.

Nesse momento, ela fornecerá não só suas informações pessoais, mas, também, incluir os dados de pagamento. E estão entre eles:

  • Número de cartão de crédito;
  • Informações de carteira digital ou outros métodos de pagamento etc.

3. Processamento da transação

Após fornecer todos os dados, o processador de pagamento escolhido pelo e-commerce verifica as informações fornecidas. Como isso é feito dependerá do tipo de pagamento escolhida.

Por exemplo, cartões de crédito deverão ter seus dados confirmados e o valor autorizado pela operadora responsável, verificando a autenticidade da transação.

No caso de pagamento via Pix, será analisado se a transferência foi realizada e registrada na plataforma financeira.

4. Confirmação da compra

Após a finalização da compra, o cliente recebe um contato (normalmente por e-mail) comunicando a confirmação da compra, com detalhes da transação, com os produtos escolhidos e a forma de pagamento definida por ele.

5. Transferência de recursos

Os valores são transferidos do comprador para o vendedor, segundo o tipo de método de pagamento. O processo pode demorar entre segundos a dias, dependendo da escolha realizada pelo cliente.

6. Confirmação de pagamento e conclusão da compra

Após a confirmação dos dados, a plataforma realiza a confirmação da compra e o cliente é avisado sobre isso. O tempo de confirmação pode levar alguns segundos ou alguns dias.

Caso tenha algum problema (como valores não depositados, estorno do pagamento ou não confirmação dos dados do cartão), o comprador também será avisado para corrigir falhas.

A partir disso, começa-se o processo logístico, com separação dos produtos para ser encaminhado para entrega.

Esse passo a passo é o que ocorre em um e-commerce, mas não se limita apenas a ele. Mesmo em casos de contratação de serviços, o caminho é semelhante.

Benefícios do pagamento online

Fato é que o pagamento online oferece inúmeros benefícios tanto para consumidores quanto para empreendedores. Confira a seguir alguns dos principais deles.

Conveniência

A conveniência é uma das principais vantagens dos pagamentos online.

O cliente consegue fazer suas compras a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, até mesmo em setores que são mais tradicionais (como supermercados).

Por exemplo, a pessoa pode solicitar o delivery de suas compras de mantimentos durante a madrugada, agendando a entrega para a manhã seguinte.

Tudo isso sem precisar pegar filas ou ficar restrito ao horário comercial para isso.

Isso vale para diversos setores. O consumidor é empoderado para comprar seus produtos ou comprar os serviços quando desejarem, seja de madrugada, em suas férias ou em pleno feriado.

Essa flexibilidade também é conveniente não só para economia de tempo, mas, também, ajuda a eliminar o estresse de precisar se adequar aos horários mais rígidos dos métodos tradicionais.

Velocidade

Os pagamentos online são sinônimo de velocidade, principalmente quando comparamos com os métodos tradicionais (como cheques e transferências por dinheiro).

Neles, é preciso fazer conferências manuais, autorizações, compensações e deslocamentos físicos.

Por exemplo, uma pessoa que vá comprar algo e pagar com uma transferência em dinheiro físico, precisa ir até o banco para fazer o depósito no caixa eletrônico.

Hoje ainda há a compensação imediata do envelope, com conferência por máquinas, mas ainda assim há um tempo de deslocamento a ser considerado.

Em contrapartida, os pagamentos online são processados quase que instantaneamente na maioria dos casos. Ou seja, o processo de fechar a compra e receber a confirmação rola quase que imediatamente.

Isso ajuda não só economizar tempo, mas também melhora a experiência do cliente.

Afinal, elimina a incerteza e a angústia de esperar o tempo de confirmação em métodos mais lentos de pagamento – algo que pode ser um problema no caso de compras urgentes.

Segurança

Hoje é muito mais seguro fazer pagamentos online do que nos métodos tradicionais. E quanto mais as tecnologias avançam, mais essas diferenças se acentuam.

Isso porque os mais importantes sistemas de pagamentos online incorporam camadas avançadas de segurança para proteger as informações financeiras dos consumidores. Estão entre elas:

  • Protocolos de criptografia robustos;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Monitoramento constante de atividades suspeitas;
  • Detecção de fraudes.

Além disso, as empresas de pagamento online investem bastante em medidas de segurança cibernética, permitindo uma maior proteção, garantindo que os dados sensíveis estejam protegidos contra ameaças.

Essas medidas não só ajudam a proporcionar maior tranquilidade para o público, mas também evita fraudes e prejuízos para seu negócio nas transações financeiras.

Acompanhamento de gastos

Os clientes conseguem acompanhar mais facilmente, seja na sua rotina pessoal (nos aplicativos dos bancos, por exemplo), seja nos sites nos quais tem transações, a analisar os registros de gastos e gerenciar melhor suas finanças.

Isso é importante não só para uma melhor organização financeira, bem como também ajuda a otimizar o orçamento e evitar problemas que poderiam gerar inadimplência.

Isso ajuda para que o mercado, como um todo, continue se movimentando e proporcionar, como consequência, o aquecimento do seu negócio

Maior alcance das atividades

Há alguns anos, muitas empresas não poderiam considerar acessar uma audiência global, pelas limitações dos pagamentos tradicionais.

Com as opções de transações online, é possível ampliar significativamente suas oportunidades de venda, não se limitando a sua região e podendo vender para todo o mundo.

E isso pode acontecer para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Isso ajuda no crescimento dos e-commerce de forma individual e do ecossistema como um todo.

Além disso, as empresas que aceitam pagamentos online conseguem diversificar seu público-alvo, atingindo nichos de mercado específicos, o que pode ser muito interessante para o crescimento da sua loja virtual.

Redução de custos

Podemos listar, também, como benefício dos pagamentos online, a possibilidade de redução de custos operacionais.

Isso vale tanto para os clientes (que pagavam a emissão de cheques anteriormente, ou arcavam com o deslocamento físico para uma transferência ou depósito) quanto para as empresas.

Para a empresa, é muito mais fácil fazer a autenticação de pagamentos confiáveis, reduzindo os prejuízos com fraudes.

Por exemplo, anteriormente, um cheque com assinatura falsificada poderia causar perdas para seu negócio.

Hoje, as soluções antifraude são eficientes em detectar golpes e evita que seu negócio passe por surpresas ruins. Lembre-se que vivemos um epidemia de fraudes e ataques cibernéticos.

Outro ponto é que com os pagamentos online, é possível automatizar uma série de tarefas, reduzindo os custos com recursos humanos para este fim.

Por exemplo, o processo de autenticação e confirmação das compras é feito diretamente pela plataforma de pagamento online, sem maiores problemas.

Variedade nas formas de pagamento

Outra das maiores vantagens dos pagamentos online é possibilitar uma maior variedade de opções, ajudando o cliente a escolher a mais confortável para ele. E, ao mesmo tempo, também gere benefícios para o negócio.

Os consumidores podem escolher entre cartões de crédito, cartões de débito, transferências bancárias, boletos, carteiras digitais e outras opções. Você verá as principais delas mais a frente.

Essa flexibilidade garante que a pessoa escolha a melhor possibilidade de acordo com seu planejamento financeiro.

Por exemplo, se for mais confortável, ela pode optar por Pix. Ou se quiser estender o tempo de pagamento, optar pelo cartão de crédito.

Pagamentos recorrentes

Muitas empresas, sejam elas de venda de produtos ou serviços, trabalham com a possibilidade de serviços de assinatura com pagamento recorrente.

É o caso, por exemplo, de serviços de streaming, academias, programas de assinatura de produtos (vinhos, cafés, livros, entre outros).

Os clientes podem configurar o pagamento de forma automatizada, ajudando a eliminar a necessidade de lembrar datas de vencimento ou fazer pagamentos mensais manualmente.

Além, também, de ter uma maior autonomia para escolher qual é a opção mais confortável (por exemplo, qual dos seus cartões de crédito seria a melhor opção).

Facilidade no estabelecimento de reembolsos e políticas de devolução

O pagamento online ajuda a ter políticas de devolução e reembolsos mais eficientes.

Quando os clientes compram produtos ou serviços online e não ficam satisfeitos, eles podem ter direito a cancelar a transação por arrependimento.

E, por isso, a maioria das empresas oferece processos de devolução e reembolso, que precisam ter políticas próprias.

O pagamento online é especialmente útil quando comparado aos métodos de pagamento tradicionais (como cheques), nos quais os reembolsos podem ser mais complicados e demorados.

Melhor experiência para o cliente

Os métodos de pagamento online, a partir de todos os benefícios que você viu ao longo deste artigo, proporcionam uma melhor experiência para o cliente, sobretudo em comparação com os métodos tradicionais.

A conveniência do pagamento, velocidade das transações, maior segurança, poder acompanhar os gastos mais facilmente, reduzir custos e poder escolher a opção mais vantajosa para aquele momento, proporciona uma liberdade e flexibilidade sem precedentes e isso pode ser fundamental para motivá-los a fazer negócios em sua empresa.

Como receber pagamentos online?

Para receber pagamentos online, seu negócio precisa escolher os métodos de pagamento que serão aceitos no espaço.

Para ajudá-lo a conhecer mais sobre eles, separamos as principais informações sobre cada um a seguir.

Pix

O Pix representou uma verdadeira revolução no sistema de pagamento brasileiro, sendo um case de sucesso, inclusive, internacionalmente.

É um método instantâneo, que pode ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando chaves de identificação para transferências bancárias.

Cartão de crédito

Um dos métodos mais consolidados do mercado financeiro e amplamente utilizado.

Permite aos clientes fazer compras com fornecimento de crédito das operadoras pra ele, além de viabilizar o parcelamento do valor total para a pessoa.

Cartão de débito

Outro método já consolidado. Os pagamentos são deduzidos diretamente da conta bancária do cliente, como se fosse uma transferência instantânea feita pelo cliente.

O procedimento é feito mediante apresentação do cartão do cliente e autenticação por senha.

Boleto Bancário

Método de pagamento muito comum no Brasil. Os boletos são um documento de cobrança gerados para pagamentos únicos e muito utilizados para pagamentos online de compras, contratação de serviços e pagamentos de mensalidades (como planos de saúde, por exemplo).

Débito em conta

Semelhante ao cartão de crédito, porém, o procedimento é feito diretamente da conta bancária do cliente, que poderá fazer o processo por meio do aplicativo de Internet Banking, sem envolver o uso do seu cartão pessoal.

Transferência bancária

O valor da compra é transferido de uma conta bancária (normalmente a do titular da compra) para outra (a da empresa), por meio de uma instituição financeira.

Em alguns casos, é cobrada uma tarifa do cliente para que a transação seja feita.

Carteira digital

Hoje temos muitas empresas que operam como uma espécie de carteira digital (também chamadas de e-wallets).

Ou seja, elas possuem os dados financeiros do cliente e facilitam o processo de compras futuras, podendo, até mesmo, armazenar dinheiro nelas, que podem ser utilizadas para compras online e armazenamento de informações do cartão de crédito.

Com isso, a pessoa pode deixar valores destinados para suas compras nas carteiras digitais, proporcionando maior controle financeiro (por exemplo, ele pode deixar apenas o valor separado para compras pessoais e, ao esgotar, não repor o valor, mantendo a sua organização de orçamento pessoal).

Algumas das principais empresas que operam com esse serviço são:

  • PayPal;
  • Google Pay;
  • Apple Pay.

Intermediadores de pagamento

Outro tipo de pagamento que pode ser utilizado são os intermediadores de pagamento entre comprador e vendedor.

É uma plataforma terceirizada e independente que faz essa conexão entre o seu negócio e uma instituição financeira, que viabilizará o pagamento do cliente.

Muitas vezes, eles oferecem uma camada extra de segurança e confiança para o cliente e para a empresa, devido a alguns diferenciais que oferecem.

Por exemplo, no caso do Mercado Pago, o vendedor apenas recebe o valor quando o cliente recebe o produto em mãos.

Diversas empresas contam com essa opção, principalmente, porque há uma facilidade de implementação das plataformas dos intermediadores naquelas utilizadas para as vendas online, bem como há um suporte otimizado em caso de problemas.

Alguns dos principais intermediadores de pagamento do mercado atualmente são:

  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • YaPay;
  • PicPay, entre outros.

Além disso, algumas carteiras digitais também operam como intermediadores. É o caso, por exemplo, do PayPal.

[Extra] Dicas de como escolher a melhor plataforma de pagamento online

Para poder oferecer uma maior diversidade de pagamentos para os seus clientes, é importante contar com uma plataforma de pagamentos online que possibilitará uma melhor experiência tanto para eles quanto para o seu negócio.

Hoje temos diversas opções, entre elas:

  • PayPal;
  • Moip;
  • Mercado Pago;
  • Getnet;
  • PicPay Pro, entre outras.

Mas, como escolher aquela que será a melhor opção para o seu negócio?

Nessa parte, preparamos as principais informações que você precisa estar atento para isso. Então, continue lendo e veja o que deve ser levado em consideração nessa escolha.

Identifique suas necessidades

Antes de escolher uma plataforma de pagamento online, é essencial analisar e compreender as necessidades do seu e-commerce.

Considere o tipo de produtos ou serviços que você oferece, o público-alvo e as formas de pagamento preferidas pelos seus clientes.

Isso ajudará a direcionar sua escolha para uma plataforma que atenda às suas demandas.

Avalie as taxas

Cada plataforma opera com uma política de cobrança de taxas por operação e os valores podem mudar significativamente entre elas.

Por isso, avalie as taxas mensais, por transação e custos adicionais, como tarifa por saque. Veja qual delas oferece um plano sustentável para sua gestão financeira.

Avalie a segurança

Esse é um ponto crítico na escolha. Certifique-se de que a plataforma escolhida opera com as principais tecnologias disponíveis no mercado atualmente (como criptografia robusta, autenticação dois fatores, entre outros) para proteger os dados dos clientes.

Além disso, verifique se a plataforma segue as melhores práticas de segurança e conformidade com padrões vigentes e, também, se está adequado à legislação atual. Isso, principalmente, no que diz respeito à proteção de dados.

Confira a integração com as plataformas de e-commerce

Escolha uma plataforma que possa ser facilmente integrada à sua infraestrutura existente.

Verifique se ela oferece plugins, APIs ou outras ferramentas que simplificam a integração e garantem uma experiência de pagamento contínua para os seus clientes.

Identifique como é o suporte ao cliente

Ter uma facilidade de acesso com o suporte ao cliente da plataforma escolhida é fundamental para tirar dúvidas e resolver problemas com agilidade.

Afinal, isso pode provocar graves prejuízos e perda da confiança do seu cliente.

Por exemplo, se o sistema cair, seu público não conseguirá concluir a compra e poderá correr para o concorrente. Nada bom, não é mesmo?

Por isso, veja se ela oferece suporte por telefone, chat ao vivo, e-mail ou recursos de autoatendimento.

Ter um atendimento eficaz pode fazer a diferença em caso de problemas inesperados.

Confira a reputação da plataforma

Pesquise em sites especializados (como Reclame Aqui) e avaliações em outros sites sobre a reputação da plataforma.

O relato de outros clientes pode apontar como a empresa age em caso de problemas e permitir identificar se elas são, de fato, uma boa opção para sua empresa ou não.

Verifique se a plataforma tem um histórico de confiabilidade, bom atendimento ao cliente e transparência em relação às suas políticas.

Veja se ela oferece escalabilidade

Você espera que, com a plataforma de pagamento, que sua empresa cresça, não é mesmo? E, em conjunto, é importante que ela também consiga escalar as atividades com seu negócio da mesma forma.

Por isso, certifique-se de que a plataforma oferece opções de escalabilidade e recursos que atendam às necessidades do seu negócio à medida que ele se expande.

Confira se há compatibilidade com outros sistemas

Com a transformação digital, todos os setores da sua empresa devem, nesse momento, contar com soluções próprias para o dia a dia.

E uma boa plataforma de pagamento permite integração com as principais utilizadas no mercado.

Uma integração eficaz permite comunicação dos dados de pagamento com sistemas de gestão de contabilidade, ERPs e outras soluções adotadas para melhorar a eficácia operacional do seu negócio.

Foco na experiência do consumidor

Escolha uma plataforma de pagamento online que ofereça uma experiência de compra suave e agradável.

Isso inclui um processo de checkout simples, compatibilidade com dispositivos móveis e opções de pagamento diversificadas para atender às preferências dos clientes.

Quanto mais acessível e tranquila for a etapa de pagamento para os clientes efetuarem pagamentos, menos desistências acontecerão, o que é benéfico para o seu negócio.

Ela precisa ser intuitiva, de fácil acesso e oferecer, também, suporte para o cliente.

Escolher os melhores métodos de pagamento online ajuda a trazer mais clientes para sua empresa e, também, pode ser um critério interessante de avaliação para escolher a melhor plataforma de pagamento.

Esperamos que, com as dicas deste artigo, seja possível fazer a melhor escolha para o seu negócio.

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