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Realidade aumentada: o que é, como funciona e como usá-la no e-commerce?

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Com os avanços tecnológicos, há diversas ferramentas no mercado que ajudam a melhorar a experiência de compra do consumidor e, dessa forma, potencializar as vendas e o faturamento das empresas. A realidade aumentada é uma dessas novidades, e ela pode trazer diversos benefícios para o e-commerce.

Isso porque a realidade aumentada permite que o consumidor veja mais detalhes do produto disponível na internet, antes de fechar a compra. No entanto, para que ela traga benefícios para o seu negócio, é preciso saber como utilizar corretamente essa tecnologia.

Então, para que você saiba como utilizar esse recurso em seu e-commerce e ter bons resultados, criamos este post. Mas primeiro, vamos explicar o que é a realidade aumentada e como ela funciona.

O que é a realidade aumentada?

A realidade aumentada é uma tecnologia que mistura o ambiente real com o virtual. Dessa forma, é possível ver um objeto e interagir com ele, como se ele estivesse em um ambiente físico.

Por exemplo: se um consumidor acessa sua loja e ela possui a tecnologia de realidade aumentada, ele consegue ver todos os detalhes dos produtos de seu interesse.

Quando uma pessoa visualiza um objeto com o uso da realidade aumentada, ela tem a ilusão de que aquele item está sobreposto ao objeto virtual. Dessa forma, o usuário tem a sensação de ver o objeto pessoalmente.

Como a realidade aumentada funciona?

Embora pareça simples, a realidade virtual necessita de três elementos básicos para funcionar corretamente. Primeiro, é necessário um objeto real com algum tipo de referência, que permita a interpretação e criação do objeto virtual.

É necessário também um dispositivo, como uma câmera, que seja capaz de interpretar o sinal e criar uma imagem aumentada. Por fim, é necessário um software que capte o sinal transmitido pela câmera.

Para que haja a ilusão de que o objeto é maior, ele é posicionado em frente à câmera, que envia as imagens para o software. O software, então, retorna um objeto virtual a partir do real que foi apresentado.

Quais as vantagens do uso dessa tecnologia no e-commerce?

Claro que, para implantar essa tecnologia em seu e-commerce, será necessário um bom investimento. Mas o custo-benefício vale a pena, pois a realidade aumentada pode agregar muito ao seu negócio, proporcionando diversos benefícios.

Algumas grandes empresas já perceberam isso e lançaram mão de estratégias que utilizam a realidade aumentada para aumentar as vendas de seu negócio.

A Lacoste, por exemplo, utilizou esse recurso para criar uma campanha no ano de 2014. A marca criou um aplicativo que permitia aos consumidores experimentar diversos modelos de tênis. Já a Dulux Visualizer (Coral do Brasil), empresa de tintas, criou um app que simula em tempo real como ficam as paredes da casa do consumidor com as cores de tintas do catálogo da empresa.

Então, se empresas desse porte já utilizam a realidade aumentada é porque o recurso é vantajoso para os negócios. Se você ainda tem dúvidas, veja algumas vantagens da ferramenta para o e-commerce.

Melhora a experiência do consumidor com a loja

Uma grande desvantagem do e-commerce é a falta de contato do cliente com o produto. Em segmentos específicos, como o de roupas e sapatos, o problema ainda é maior, pois o consumidor não tem a oportunidade de saber como a peça vai ficar em seu corpo.

Com a realidade aumentada, o consumidor pode compor looks e ter uma ideia de como a roupa vai ficar em seu corpo e se determinado calçado vai se encaixar e combinar com o seu estilo. Além disso, quando essa tecnologia é utilizada, o usuário tem a oportunidade de conhecer detalhes do produto de seu interesse.

Aumenta a taxa de conversão

A experiência do cliente com a empresa é um fator que pesa muito na decisão de compra. Então, quando o consumidor acessa seu e-commerce e se depara com uma ferramenta que permite que ele visualize todos os detalhes dos produtos, a imagem que ele terá de sua loja será bastante positiva.

Com uma experiência positiva, a jornada de compra do consumidor pode ser reduzida e a taxa de conversão de seu e-commerce vai aumentar consideravelmente. Dessa forma, os lucros de seu negócio serão cada vez maiores.

Então, você poderá expandir seu negócio e, com o tempo, abrir uma loja física, se esse for o seu objetivo, investir em e-commerces de outros segmentos ou aumentar o mix de produtos de sua loja.

Cria uma vantagem competitiva para o negócio

Apesar de a realidade aumentada não ser uma novidade no mercado, poucas empresas implementam essa estratégia. No e-commerce, então, são pouquíssimas empresas que utilizam esse recurso. Por isso, uma loja virtual que implanta essa tecnologia oferece um diferencial para os seus clientes.

Além disso, quando o cliente tem a oportunidade de ter uma experiência mais real com os produtos do seu e-commerce, sua marca fica na cabeça dele e, sempre que ele precisar de uma mercadoria vendida em sua loja, vai lembrar primeiro dela, em vez da concorrência.

Como o uso da realidade aumentada tem crescido no Brasil nos últimos anos?

A realidade aumentada já é usada em alguns setores, como o imobiliário, que vem trocando os apartamentos decorados pela tecnologia. Além de economizar o tempo do cliente e do corretor, a tecnologia ainda tem um custo menor do que montar um imóvel decorado.

De acordo com a P&S Intelligence, o mercado de tecnologia voltado para a realidade aumentada deve ter um faturamento de 23 bilhões de dólares em 2023. Esses dados mostram o potencial do setor, pois os recursos trazem muito benefícios para as empresas.

As vantagens de utilizar a realidade aumentada vão muito além do que foi citado ao longo deste post. Por isso, vale a pena investir nesse recurso. Além disso, com a transformação digital e os impactos da tecnologia no e-commerce, daqui a alguns anos, usar a realidade aumentada não será um diferencial, mas uma estratégia essencial para as vendas da loja.

As informações do post foram úteis para você tirar suas dúvidas sobre a realidade aumentada? Deixe sua opinião nos comentários!

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