Em muitas lojas a Black Friday já começou. Contudo, a maioria dos clientes está aguardando a “abertura oficial” dos descontos — que deve ocorrer na noite desta quinta-feira (26/11).
Pesquisa realizada pela Social Miner, em parceria com o Opinion Box, relevou que 63% pretendem fazer compras nesta Black Friday. Contudo, 11% já estão realizando compras com descontos em lojas que iniciaram mais cedo suas promoções.
Como citamos, segundo a pesquisa, 45% ainda está aguardando para comprar com maiores descontos. De fato, este é um comportamento bastante comum dos brasileiros. Afinal, a maioria não quer correr o risco de comprar e encontrar um preço melhor depois.
Contrapartida, 31% não quer correr o risco de perder o produto que namorou o ano inteiro. Logo, já foi para as compras!
O que impulsionará o consumidor a comprar na Black Friday 2020?
Como principais motivos, temos os itens de necessidade somados a boas promoções, itens de desejo somados a promoções e o adiantamento das compras de Natal — que, sem dúvida, também considera que a Black Friday tenha melhores descontos que o Natal. Os lojistas devem ficar de olho nesses dados.
Quais serão as categorias mais procuradas da Black Friday?
Como de costume, eletrônicos e eletrodomésticos são procurados por muitos consumidores. Chegando, neste ano, a mais da metade de intenção de compra.
E esse dado não é surpreendente. Esses itens, geralmente, precisam de planejamento de compra, pois, necessitam de maior investimento. Desta forma, a Black Friday é a data ideal para pescar aquele “achado” com um belo desconto.
Entretanto, como visto na pesquisa, todos os outros segmentos possuem boas oportunidades de vendas!
Além disso, o ticket médio especulado é animador para os lojistas!
- 24% pretendem investir mais de R$ 1000;
- 18% entre R$ 500 e R$ 1000;
- 9% entre R$ 400 e R$ 500.
Em relação a formam de pagamento, o campeão de todas as edições deve ser o mais utilizado. O cartão de crédito deve ser utilizado por 61% dos entrevistados, seguido pelo cartão de débito, com 38% dos entrevistados.
O que poderá fazer o consumidor desistir de uma compra?
Com 55% de aderência entre os entrevistados, o frete pode ser fator decisivo na hora da compra. Por esse motivo, é indispensável que o lojista fique de olho nessa questão para não perder vendas!
Além disso, a falta de confiança na loja e má reputação dela também aparecem no ranking. Destacando, assim, a importância de passar total confiança e transparência ao cliente final.
Além disso, segundo a pesquisa da Social Miner, 24% dos consumidores pretendem voltar a comprar na mesma loja na qual onde já fizeram compras no ano passado. Fato que reforça algo muito importante: a experiência de compra e o pós-venda.
Foi dada a largada. Que comece a Black Friday 2020!