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Margem de contribuição: o que é, importância e e como calculá-la?

A margem de contribuição representa o lucro bruto obtido a partir da diferença entre a receita gerada pelas vendas de um produto e os custos e despesas variáveis ​​relacionadas a essas vendas. Em outras palavras, é o valor que sobra após subtrair os gastos diretamente relacionados à produção ou venda de produtos.
a imagem mostra uma pessoa sob uma mesa de trabalho. Em cima da mesa tem cadernos e uma calculadora. Provavelmente ela está calculando a margem de contribuição do seu negócio,

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A margem de contribuição representa o lucro bruto obtido a partir da diferença entre a receita gerada pelas vendas de um produto e os custos e despesas variáveis ​​relacionadas a essas vendas.

Em outras palavras, é o valor que sobra após subtrair os gastos diretamente relacionados à produção ou venda de produtos.

Saber identificar a contribuição de cada venda para a geração de lucro é essencial para tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso financeiro do seu negócio.

É aí que entra a margem de contribuição, uma métrica poderosa que fornece insights valiosos sobre a saúde financeira da sua empresa. Seja ela física ou loja online.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre a margem de contribuição e como usar essa importante métrica para entender a saúde financeira da sua empresa.

Não deixe de conferir!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição indica a diferença entre as receitas obtidas com as vendas dos produtos e serviços e os custos e despesas variáveis associados a essas transações.

A margem de contribuição é o valor que resta das transações da empresa após a dedução dos custos diretamente relacionados à produção ou comercialização dos produtos.

É uma métrica importante porque mostra quanto cada venda individualmente realizada contribui para cobrir os custos e gerar lucro.

Para obter esse resultado, é preciso considerar os custos e despesas envolvidos, como matéria-prima utilizada, mão de obra direta, comissão das vendas, embalagem e todos os gastos que estão diretamente relacionados à produção e comercialização das atividades da empresa.

Além disso, também é preciso considerar os custos fixos, ou seja, os custos que não variam e não dependem do volume de vendas, como aluguel do espaço físico, salário de funcionários, manutenções físicas, entre outros.

É preciso entender que a margem de contribuição não considera despesas com impostos, juros de empréstimos, que já dizem respeito ao cálculo do lucro líquido da empresa.

Qual é a importância da margem de contribuição para as empresas?

Entender que é o valor que resta após a dedução de tudo o que é preciso para manter as atividades da empresa em pleno funcionamento é muito importante para a empresa.

algumas vantagens que podem ser obtidas com essa métrica.

Analisar a rentabilidade de cada produto ou serviço

Com o resultado da margem de contribuição, é possível fazer a análise correta de cada produto ou serviço que a empresa oferece.

Sabendo como cada item contribui financeiramente para o negócio, você pode identificar o que gera resultados mais satisfatórios e o que está gerando prejuízos para a empresa.

Com essa análise, você consegue direcionar esforços para os produtos realmente rentáveis, além de revisar ou eliminar os produtos que estão gerando prejuízo.

Tomar decisões com dados reais

A margem de contribuição permite aos gestores tomar decisões mais estratégicas sobre os preços praticados, planejar o mix de produtos, preparar promoções e outras importantes estratégias de vendas.

Identificar onde reduzir custos

Essa métrica também permite aos gestores identificar onde os custos devem ser reduzidos, sem que a qualidade dos serviços ou produtos seja prejudicada.

Com essa análise, é possível identificar os melhores fornecedores, otimizar processos e eliminar desperdícios.

Avaliar o real desempenho financeiro

Ao comparar a margem de contribuição atual com períodos anteriores, é possível identificar tendências e avaliar corretamente as estratégias que estão sendo implementadas.

Se a margem estiver diminuindo, pode ser o momento de revisar custos, preços de vendas e muito mais.

Planejar o ponto de equilíbrio das operações

A margem de contribuição também mostra a quantidade de vendas que a empresa precisa realizar para cobrir todos os custos e despesas, sem gerar lucro ou prejuízo.

Com esse dado, fica muito mais seguro definir as metas de vendas, desenvolver estratégias para atingir essas metas, monitorar o desempenho da empresa, entre outras atividades importantes.

Quando usar a margem de contribuição?

Existem muitos momentos em que é preciso utilizar a margem de contribuição.

Confira abaixo alguns desses momentos importantes.

Vamos lá!

Definir preço

Conhecendo a margem de contribuição, você consegue estabelecer um preço que cubra os custos variáveis e contribua com os custos fixos para gerar o lucro necessário.

Analisar a viabilidade de novos produtos

Com essa métrica, é possível entender se um novo produto ou serviço é realmente viável para o negócio. Afinal, ela indicará se o novo produto será capaz de cobrir os custos e gerar lucro.

Identificar produtos não rentáveis

Ela também mostra quais produtos estão gerando resultados positivos e quais produtos devem ser eliminados das atividades da empresa.

Avaliar o mix de produtos

É possível avaliar a estratégia de mix de produtos por meio da margem de contribuição.

Ela vai indicar quais são os produtos que merecem mais esforços e quais devem ser eliminados.

Monitorar o desempenho financeiro

A comparação da margem atual com períodos passados é uma análise importante para entender a saúde financeira da empresa.

Com essa comparação, torna-se possível identificar tendências e tomar decisões com mais segurança, já que elas serão tomadas com dados reais e atualizados sobre a vida financeira da empresa.

O que é e qual a diferença entre margem de contribuição unitária e total?

Existem dois tipos de margem de contribuição: a margem de contribuição unitária e a margem de contribuição total.

Entenda agora a diferença.

Margem de contribuição unitária

Esse tipo de margem indica a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e os custos e despesas variáveis associados a uma unidade específica.

Ou seja, é o valor unitário necessário para que os custos sejam cobertos e possa gerar lucro para o negócio.

Margem de contribuição total

Já a margem de contribuição total diz respeito à soma das contribuições unitárias de todos os produtos ou serviços vendidos em um determinado período.

Ela é o valor total que as vendas contribuem para cobrir todos os custos fixos e gerar lucro de forma geral para a empresa.

Como calcular a margem de contribuição?

Agora que já sabemos o que é e como funciona a margem de contribuição, é hora de saber exatamente como calcular essa importante métrica.

Confira!

Cálculo da margem de contribuição unitária

A fórmula do cálculo da margem de contribuição unitária é:

Margem de contribuição unitária = Preço de venda unitário – custos e despesas variáveis unitários

Para ficar mais fácil de entender, vamos supor que a venda de um determinado produto seja de R$ 50,00 e tenha como custos e despesas variáveis R$ 30,00 por cada unidade vendida.

Para esse exemplo, o cálculo seria:

Margem de contribuição unitária = R$ 50,00 – R$ 30,00 = R$ 20,00

Logo, cada unidade vendida contribui com R$ 20,00 para cobrir os custos fixos das operações e gerar lucro para a empresa.

Cálculo da margem de contribuição total

Já a margem de contribuição total é calculada subtraindo os custos e despesas variáveis das receitas totais das vendas.

Para isso, é preciso utilizar a seguinte fórmula:

Margem de contribuição total = receitas totais – custos e despesas variáveis totais

Como exemplo, vamos supor que uma empresa venda 100 unidades de um produto e que o resultado dessas vendas seja de R$ 5.000,00.

Para esses produtos, os custos e despesas variáveis totais foram de R$ 3.000,00.

Assim, a margem de contribuição total seria:

Margem de contribuição total = R$ 5.000,00 – R$ 3.000,00 = R$ 2.000,00

Portanto, a margem de contribuição total para esse exemplo é de R$ 2.000,00 para 100 unidades vendidas.

É muito importante entender que ambas as métricas são essenciais para uma análise completa da rentabilidade.

Além disso, auxiliam na tomada de decisão de forma mais estratégica em relação aos preços, mix de produtos, redução de custos e outras importantes atividades para qualquer tipo de empresa.

Qual a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?

Outra importante métrica para um empreendimento é a margem de lucro.

Por mais que sejam indispensáveis para qualquer negócio, elas representam conceitos diferentes e fornecem informações distintas sobre a saúde do negócio.

A margem de contribuição é calculada ao subtrair os custos e as despesas variáveis das receitas totais de vendas, ou unitárias.

Ela pode ser usada para analisar como as vendas estão contribuindo diretamente para as despesas fixas e para a geração de lucro do empreendimento.

Já a margem de lucro é uma métrica mais abrangente que leva em consideração não apenas os custos e as despesas variáveis, mas também os custos e as despesas fixas que envolvem as operações da empresa.

O cálculo da margem de lucro é feito por meio da divisão do lucro líquido pelas receitas totais de vendas e normalmente é expresso em porcentagem.

A margem de lucro fornece uma visão ampla sobre a rentabilidade da empresa, considerando todos os custos e despesas envolvidos, enquanto a margem de contribuição está focada diretamente em cada venda realizada.

Podemos concluir que a margem de lucro é uma métrica final que reflete o resultado líquido do empreendimento após serem deduzidos todos os custos e despesas finais.

Como precificar um produto através da margem de contribuição?

Como vimos, a margem de contribuição impacta diretamente na definição dos preços de venda.

Ao compreender essa métrica, você consegue determinar um preço de venda ideal que cubra os custos variáveis, contribua para cobrir os custos fixos e ainda gere uma margem satisfatória de lucro.

Para chegar a uma correta precificação, é preciso saber como implementar a margem de contribuição da forma certa.

Veja abaixo como fazer isso!

Identifique os custos variáveis

O primeiro passo é identificar os custos que variam na produção ou venda do produto ou serviço.

É preciso saber qual é o custo da matéria-prima, mão de obra direta, embalagem, comissões, entre outros.

Vamos supor que os custos variáveis para produzir um produto sejam de R$ 30 por unidade.

Determine a margem de contribuição desejada

É preciso também definir qual é a margem de contribuição desejada para cada produto.

Essa definição deve considerar a porcentagem ou o valor absoluto que você deseja que cada unidade contribua para cobrir os custos fixos e gerar lucro.

Suponhamos que a margem de contribuição desejada seja de 30%.

Calcule o preço de venda

Agora, basta utilizar a margem de contribuição desejada e os custos variáveis para determinar o preço de venda ideal.

A fórmula para chegar ao preço de venda ideal é a seguinte:

Preço de venda = (custos variáveis / margem de contribuição desejada) + custos variáveis

Utilizando os valores de exemplo acima, teremos custos variáveis de R$ 30 e uma margem de contribuição de 30%.

Preço de venda = (R$ 30 / 0,3) + R$ 30,00 = R$ 100,00

Portanto, o preço de venda necessário para atingir a margem de contribuição desejada de 30% seria de R$ 100,00 por unidade.

O exemplo acima é simplificado, pois existem outros fatores que devem ser considerados na correta precificação de um produto.

Como demanda de mercado, preço praticado pela concorrência, valor percebido pelo consumidor e muito mais.

A margem de contribuição é uma ferramenta útil, mas deve ser combinada com uma análise mais completa para que o preço final do produto seja estabelecido de maneira correta.

Além disso, é necessário realizar revisões periódicas dos preços, considerando a possível evolução dos custos, tanto fixos como variáveis, bem como as constantes mudanças no mercado como um todo.

O que é o ponto de equilíbrio operacional e a margem de contribuição?

Outro importante conceito que deve ser utilizado em conjunto com a margem de contribuição é o ponto de equilíbrio.

Entenda mais sobre o ponto de equilíbrio e como ele se relaciona com a margem de contribuição.

Ponto de equilíbrio operacional

Essa é outra importante métrica de saúde financeira que aponta um faturamento onde o empreendimento não tem lucro, mas também não apresenta prejuízos.

Ou seja, é o ponto exato em que as receitas de vendas são iguais aos custos e despesas totais, tanto os fixos quanto os variáveis.

Dessa forma, a empresa não está gerando lucro, mas também não está tendo prejuízos.

Entender o ponto de equilíbrio operacional ajuda a compreender a quantidade mínima de vendas necessária para cobrir os custos e despesas das operações do negócio.

Relação entre o ponto de equilíbrio operacional e a margem de contribuição

Como é possível perceber, é preciso encontrar a margem de contribuição para determinar o valor do ponto de equilíbrio operacional.

Quanto maior for a margem de contribuição, menor será a quantidade de vendas necessária para atingir o ponto de equilíbrio operacional.

A relação entre o ponto de equilíbrio operacional e a margem de contribuição permite ao empreendimento avaliar a viabilidade financeira de seus produtos, ajustar os preços de venda, reduzir os custos variáveis e tomar decisões mais estratégicas.

A margem de contribuição é uma métrica financeira essencial para a gestão de um negócio, como os e-commerces, e saber como chegar ao seu valor é essencial para otimizar a saúde financeira do negócio.

Entender a margem de contribuição gera muitas vantagens para a empresa, além de ser uma métrica que se relaciona com outros importantes dados sobre o negócio de maneira geral.

Quer continuar aprendendo sobre o assunto?

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