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7 dicas para você integrar o seu estoque físico e virtual sem dificuldades

Se você precisa integrar o estoque da sua loja física com a loja virtual, escolha um bom sistema de gestão de estoque, cadastre os produtos de forma completa, treine os colaboradores e tenha uma gestão constante e criteriosa, de preferência conte com ferramentas para automatizar o processo.
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Principais tópicos

Você já pensou em como integrar o seu estoque físico e virtual?

Essa é uma questão que muitos empreendedores enfrentam na hora de gerenciar seus negócios, especialmente se eles vendem tanto em lojas físicas quanto em plataformas online. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois neste artigo vamos apresentar 7 dicas práticas e eficientes para você conseguir integrar os seus estoques de forma simples e organizada.

Além disso, vamos mostrar como um sistema de gestão online pode otimizar todo esse processo e facilitar a sua vida. Vamos lá?

O que é controle de estoque?

Em princípio, é a atividade que visa registrar, organizar e monitorar a entrada e a saída de mercadorias e produtos de uma empresa.

Ele é essencial para garantir que você tenha sempre a quantidade certa de produtos disponíveis para atender às demandas dos seus clientes, evitando tanto o excesso quanto a falta de mercadorias. 

Além disso, o controle de estoque ajuda a evitar perdas, roubos, avarias, desperdícios, danos aos produtos e outros problemas que podem comprometer as operações e a imagem da empresa no mercado.

Mas não apenas isso.

O controle de estoque também permite que você tenha uma visão mais clara da situação financeira do seu negócio. Isso porque ao mapear a entrada e saída dos produtos.

Você passa a ter controle sobre o seu fluxo de caixa, giro de estoque, sobre as suas demandas, e sobre outros aspectos importantes para o sucesso do seu negócio.

Importância para as empresas

Ter um controle de estoque eficiente é muito importante para qualquer empresa, mas principalmente para aquelas que vendem em mais de um canal. 

Isso porque, se você não tiver um controle adequado do seu estoque físico e virtual, você pode acabar vendendo um produto que não tem disponível, gerando insatisfação nos clientes.

Ou então, deixando de vender um produto que tem em excesso, gerando prejuízo. 

Além disso, se você não tiver uma integração entre os seus estoques, você pode ter dificuldades para fazer a gestão do seu negócio.

Afinal, terá que lidar com informações divergentes, planilhas confusas, processos manuais e demorados.

Dito isto, fica claro perceber que o controle de estoque é muito importante para as empresas, pois ele influencia diretamente na qualidade do atendimento ao cliente, na lucratividade do negócio e na tomada de decisões estratégicas.

Até mesmo porque um bom controle de estoque permite que você: 

  • Satisfaça as necessidades e as expectativas dos seus clientes, entregando os produtos que eles desejam no prazo e na quantidade certos;
  • Aproveite as oportunidades de mercado, podendo oferecer promoções, descontos e condições especiais para os seus produtos;
  • Evite prejuízos financeiros, mantendo um equilíbrio entre o capital investido em estoque e o retorno obtido com as vendas;
  • Otimize o espaço físico da sua empresa, armazenando os produtos de forma adequada e segura;
  • Planeje melhor as suas compras, negociando com os fornecedores os melhores preços, prazos e condições de pagamento;
  • Tenha mais controle sobre o seu fluxo de caixa, sabendo exatamente quanto você tem em estoque e quanto você precisa comprar; 
  • Desfrute da redução de custos operacionais e de armazenamento;
  • Obtenha informações confiáveis para analisar o desempenho do seu negócio, identificando quais são os produtos mais vendidos, os mais rentáveis etc.

O que é estoque integrado?

De antemão, é aquele que unifica o controle dos produtos que estão na loja física e na loja virtual da sua empresa.

Ou seja, é o tipo de estoque que permite-lhe ter uma visão completa e atualizada de todos os itens que você tem disponíveis para venda em ambos os canais. 

Com um estoque integrado, você evita vender um produto que já foi vendido em outro canal ou que esteja indisponível no momento.

Dessa forma, evita reclamações e insatisfações por parte dos clientes, preservando inclusive a reputação da sua marca.

Como funciona

Compreender o funcionamento do estoque integrado é mais fácil do que se imagina.

Ele funciona por meio de um sistema de gestão que tenha a funcionalidade de sincronizar as informações dos seus produtos entre as diferentes plataformas que você utiliza. 

Por exemplo, se você vende pelo site da sua empresa, pelo Mercado Livre e pelo Instagram, você precisa ter um sistema que consiga atualizar o seu estoque sempre que houver uma venda ou uma entrada de produto em qualquer um desses canais.

Dessa forma, você garante que o seu estoque esteja sempre atualizado e consistente.

Quais são os principais desafios de ter um estoque integrado?

Ter um estoque integrado pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, mas também pode apresentar alguns desafios que precisam ser superados.

Alguns dos principais são:

  • Necessidade de investimentos financeiros para aquisição de um bom sistema de gestão de estoque. De acordo com o Sebrae, empresas que investem em tecnologias têm mais chances de sobreviver no mercado;
  • Falta de mão de obra qualificada para lidar com as particularidades do estoque integrado;
  • Garantir o treinamento contínuo da sua equipe, para que ela possa utilizar o sistema de gestão corretamente;
  • Manter a padronização dos cadastros e dos preços dos produtos em todos os canais;
  • Integrar os estoques com outras ferramentas de vendas além do e-commerce, como WhatsApp, Instagram e Messenger;
  • Controlar as entradas e saídas de dinheiro em diferentes canais; 
  • Acompanhar as mudanças nas regras fiscais e tributárias de cada canal;
  • Garantir a segurança e a confiabilidade dos dados a longo prazo;
  • Adaptar-se às diferentes demandas e comportamentos dos consumidores.

Como integrar o estoque online com o offline?

Para conectar o seu estoque online com o offline, você precisa seguir alguns passos básicos, que são:

  • Escolher um sistema de gestão de estoque que atenda às necessidades da sua empresa;
  • Fazer um levantamento do seu estoque atual, verificando a quantidade, a qualidade e a validade dos seus produtos;
  • Cadastrar todos os seus produtos no sistema, informando todos os dados essenciais, como código, descrição, preço, quantidade, foto, tamanho etc.;
  • Configurar as integrações entre o sistema e a plataforma que você utiliza para vender os seus produtos, como site, marketplaces e redes sociais;
  • Testar as integrações e verificar se o sistema está funcionando corretamente, atualizando o seu estoque sempre que houver uma movimentação de produto;
  • Treinar a sua equipe para utilizar o sistema de gestão online e seguir as boas práticas para o controle do estoque integrado.

Como manter o estoque integrado de forma organizada

Além de integrar o seu estoque online com o offline, você também precisa mantê-lo organizado para evitar transtornos, garantir uma boa gestão, a eficiência e a qualidade do seu negócio.

Para isso, você pode adotar diferentes estratégias. A seguir listamos as principais recomendações: 

  • Estabeleça um padrão para a identificação dos seus produtos, usando etiquetas, códigos de barras, QR Codes ou outros recursos que facilitem a localização e a conferência dos itens;
  • Separe os seus produtos por categorias, grupos, subgrupos ou outras formas que facilitem a organização e a visualização do seu estoque;
  • Armazene os seus produtos de forma adequada, respeitando as condições de temperatura, umidade, iluminação e ventilação que eles exigem;
  • Controle a validade dos seus produtos, evitando vender ou armazenar produtos vencidos ou próximos do vencimento;
  • Esteja atento ao giro dos seus produtos, priorizando a venda dos produtos que têm maior saída ou menor prazo de validade;
  • Faça um inventário periódico do seu estoque físico e virtual, conferindo se as quantidades registradas no sistema estão de acordo com as quantidades reais dos produtos;
  • Mantenha o seu estoque limpo, arejado e protegido de fatores externos que possam danificar os produtos.

7 dicas práticas e eficientes para integrar os estoques da loja física e virtual

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de ter um estoque integrado, vamos apresentar algumas dicas de como fazer isso na prática.

Confira:

1. Separe o estoque físico do virtual

De fato, essa é uma dica básica, mas é muito importante.

Comece separando fisicamente os produtos que são destinados à venda online dos produtos que são destinados à venda presencial.

Isso evita confusões na hora de separar os pedidos, além de facilitar a organização e a contagem dos itens.

2. Escolha um bom sistema de gestão para fazer a integração

Como mencionamos anteriormente, você também precisa de um sistema de gestão online que seja capaz de integrar os seus estoques de forma automática e segura.

Na hora de escolher, é importante ficar atento, pois infelizmente não são todas as ferramentas que contam com esse recurso.

Então, o que um bom sistema de gestão de estoques deve oferecer?

Em primeiro lugar, ele deve permitir que você cadastre os seus produtos uma única vez e que eles sejam atualizados em todos os canais simultaneamente. 

Além disso, ele deve gerar relatórios e indicadores que o ajudem a acompanhar o desempenho do seu negócio.

3. Cadastre os produtos de forma completa

Para facilitar a integração do seu estoque físico com o virtual, também é essencial que você cadastre os seus produtos de forma completa e padronizada. 

Isso significa incluir informações como descrição, código, quantidades, preço de venda e fotos, por exemplo.

Esses dados devem ser iguais em todos os canais, para evitar divergências e confusões.

4. Mantenha os estoques organizados

Além de separar os estoques físico e virtual, lembre-se de que você deve manter ambos organizados e limpos. 

Uma ótima forma de fazer isso é identificar os produtos com etiquetas ou códigos de barras, armazená-los em locais adequados e fazer a limpeza periódica dos espaços.

Essas medidas ajudam a conservar os produtos, a evitar perdas além de facilitar a localização dos itens.

5. Treine os colaboradores

Outro aspecto que contribui para que a integração dos estoques funcione bem, é que os seus colaboradores estejam bem treinados e alinhados com os processos. 

Portanto, ensine-os como usar o sistema de gestão de estoque, como fazer o cadastro dos produtos, como separar os pedidos, como fazer a contagem dos itens, entre outras atividades.

6. Adapte as estratégias de marketing à nova realidade

Com um estoque integrado, você pode aproveitar para criar estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas para os seus clientes. 

Por exemplo, você pode oferecer descontos, frete grátis e brindes para estimular as vendas online ou presenciais, dependendo da sua disponibilidade de estoque. 

Você também pode usar as redes sociais, o e-mail marketing, o WhatsApp e o Instagram para divulgar os seus produtos e atrair mais clientes para os seus canais de venda.

7. Faça a gestão do estoque

Por fim, você deve fazer a gestão do seu estoque de forma constante e criteriosa. 

Em outras palavras, isso significa acompanhar os níveis de estoque, fazer reposições periódicas, fazer inventários regulares, analisar os indicadores de desempenho, identificar as oportunidades de melhoria, entre outras questões.

Com esses cuidados, você consegue evitar problemas como falta ou excesso de mercadorias e obsolescência.

Ferramentas que auxiliam na integração dos estoques

Para ajudá-lo a integrar os seus estoques da loja física e virtual sem dificuldades, existem algumas ferramentas que podem ser muito úteis.

Hoje vamos apresentar duas delas: a plataforma Tray e o Bling.

A plataforma Tray é uma solução completa para quem quer vender online.

Ela o ajuda a vender em diversos canais com facilidade e segurança, pois oferece recursos práticos e eficientes, tais como:

  • Criação de loja virtual personalizada, com layouts profissionais e responsivos;
  • Integração com marketplaces e redes sociais;
  • Ferramentas de marketing digital;
  • Meios de pagamento seguros e variados;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Integrações logísticas, entre muitos outros.

O Bling é um sistema de gestão online que permite controlar o seu negócio de forma integrada e eficiente.

Ele oferece funcionalidades como:

  • Cadastro de produtos, clientes e fornecedores;
  • Controle financeiro completo;
  • Gestão de vendas;
  • Controle de estoque;
  • Integrações logísticas com intermediadores logísticos e transportadoras;
  • Emissão de orçamentos e boletos registrados;
  • E muito mais.

Com essas duas ferramentas, você pode integrar os seus estoques da loja física e virtual sem dificuldades e ainda ter acesso a diversas funcionalidades que vão ajudá-lo a vender mais e melhor.

E para você que nos prestigiou com a sua leitura, temos uma surpresa especial: um cupom exclusivo para você aproveitar 3 meses grátis no Bling! 

Isso mesmo, você pode testar o sistema de gestão online mais completo do mercado sem pagar nada por isso. Basta acessar o site do Bling e inserir o código #tray na hora de fazer o seu cadastro.

Mas, atenção: essa oferta é válida apenas para novas contas e não é cumulativa com outras promoções. Então não perca tempo e aproveite essa oportunidade!

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