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Fulfillment: como funcionam os envios full do Mercado Livre?

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Entender o conceito de fulfillment é essencial para quem atua com vendas no Mercado Livre. Isso porque os fatores preço e qualidade já não são diferenciais para conseguir mais clientes e aumentar o número de vendas. Afinal, isso é o básico, não é mesmo?

Em um mercado altamente competitivo, em que o consumidor tem total poder de escolha, ter um processo de logística rápido e eficiente faz toda a diferença para quem atua no setor de e-commerce. Quem compra pela internet sabe que tem que esperar alguns dias para receber seus produtos, mas as empresas que entregam mais rápido ganham pontos com o consumidor.

Por isso, se você vende no Mercado Livre e pensa em se tornar um vendedor fulfillment para poder usufruir do serviço de envios full do marketplace, este post é para você! Nele, vamos explicar como o processo funciona e como fazer parte de uma equipe de vendedores diferenciados dentro da plataforma. Confira!

O que é fulfillment ou envios full?

A palavra full vem de fulfillment e significa realização. No processo de logística, o conceito de fulfillment quer dizer que a entrega dos produtos foi bem-sucedida.

Quando você é um vendedor fulfillment no Mercado Livre, significa que o marketplace vai cuidar de todo o processo de logística de seu e-commerce. Inclusive, sua loja vai contar com o serviço de envios full, que é uma modalidade de frete mais ágil.

Nessa modalidade, o lojista recebe um selo full e o Mercado Livre é responsável por todas as etapas de distribuição dos produtos. Inclusive, a logística reversa é feita pelo player.

Como funciona o processo de fulfillment?

Na modalidade normal, o vendedor é responsável por toda a logística, cabendo ao Mercado Livre apenas disponibilizar para o cliente o código de rastreio para que ele acompanhe seus pedidos.

Com o serviço de envios full, o marketplace é responsável por armazenar, manusear as vendas, embalar e entregar as mercadorias para o consumidor final.

O frete é grátis para o cliente e ele recebe suas compras no dia seguinte, inclusive aos sábados. O que o lojista vender antes das 22h de sexta-feira será entregue no dia seguinte.

Quais são as etapas do fulfillment?

As lojas parceiras devem enviar seus produtos para o centro de distribuição do Mercado Livre, que está localizado no estado de São Paulo. O processo é simples e funciona, basicamente, dessa forma:

  • o cliente escolha os produtos que farão parte do programa — que devem ser os itens com mais volume de vendas;
  • o Mercado Livre recebe e processa o estoque, deixando os produtos separados por cliente;
  • quando uma compra é efetuada, o player empacota a mercadoria com uma embalagem exclusiva, com a marca do marketplace;
  • o Mercado Livre cuida do processo de pós-venda.

Como aderir e usar o serviço de envios full do Mercado Livre?

Para atuar nesse modelo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, pois o Mercado Livre não tem condições de abrir espaço para todas as lojas serem fulfillment, pois o player cuida de todo o processo de logística, o que gera mais demanda e despesa para o marketplace.

Para se tornar um vendedor fulfillment, você deve receber um convite do Mercado Livre. Para isso, é preciso ser uma loja oficial como Netshoes ou Nike, por exemplo. Se você vende artigos da Nike, mas não é uma loja oficial, não pode aderir ao programa. Outra forma é se tornar um parceiro platinum. Veja como:

  • você deve ter um bom volume de vendas;
  • sua loja deve ter comentários positivos dos consumidores;
  • você deve ter uma boa reputação no Mercado Livre.

Para conseguir alcançar esses pontos, é preciso responder rapidamente aos comentários, cuidar da logística de frente e manter um bom relacionamento com seus clientes. Somente assim, será possível ser um parceiro platinum e aderir ao serviço de envios full do marketplace.

Exigências para se tornar um parceiro fulfillment no Mercado Livre

Além dos pré-requisitos citados acima, você ainda deve cumprir algumas exigências para aderir ao programa. Há um limite máximo de faturamento mensal para pequenas empresas que desejam ser fulfillment, que deve ser de até R$ 400 mil. Já para as microempresas, o faturamento máximo deve ser de até R$ 360 mil. Empresas com receitas maiores não podem entrar no programa.

Ainda existem regras que os lojistas devem seguir. Veja quais são elas:

  • é necessário emitir nota fiscal de transferência e fazer a gestão de compras pelo painel de envios full do Mercado Livre;
  • os produtos não podem ultrapassar os 2 metros de dimensão nem pesar mais de 30 quilos.

Quais são os impactos dos envios full do Mercado Livre no e-commerce?

Contar com o serviço de envios full do Mercado Livre deixa o lojista livre para pensar em outras estratégias para aumentar as vendas de seu negócio. Isso porque ele não precisa se preocupar com o processo de logística, que dá bastante dor de cabeça para qualquer empreendedor.

Além disso, as lojas fulfillment vendem muito mais, pois o cliente sabe que vai receber seus produtos bem mais rápido e esse fator influencia muito na decisão de compra. O consumidor se sente mais seguro porque ele sabe que não haverá problemas durante o processo de troca e devolução de mercadorias.

Ademais, os lojistas que atuam no marketplace têm seus anúncios com uma exposição mais alta e ainda contam com descontos na taxa de frete, o que possibilita criar ofertas mais interessantes para o consumidor.

No entanto, a maior vantagem é a pontualidade na entrega, o que aumenta a satisfação do cliente e melhora as chances de recompra.

Como a Escola de E-commerce pode auxiliar nesse processo?

A Escola de E-commerce é um portal de conteúdo repleto de dicas para você otimizar suas vendas.

Assim, você aprende a conquistar seu consumidor. Conquistando o consumidor, você com certeza conquistará o Mercado Livre!

Confira os conteúdos sobre Mapa de empatia e aprenda a melhorar a experiência de compra em sua loja virtual!

Agora que você já sabe como funciona o método fulfillment e o serviço de envios full do Mercado Livre, está na hora de botar nossas dicas em prática para se tornar um parceiro platinum e usufruir dos benefícios do programa. Com o tempo, você vai ver como seu e-commerce vai ganhar visibilidade e credibilidade.

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