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6 dicas infalíveis para capturar leads no e-commerce

6 Dicas Infalíveis para Capturar Leads no E-commerce

Principais tópicos

Você está investindo em ferramentas para atrair visitantes ao seu site, o tráfego tem aumentado, mas você continua vendendo pouco? Você precisa aprender agora como capturar leads no e-commerce!

Se você está começando a empreender no digital, já deve ter notado que é preciso estudar conceitos e ferramentas que ajudarão a vender mais. Se esse é o seu caso, este texto será ótimo para você!

A seguir, mostraremos como o lead é um personagem fundamental para o sucesso do seu negócio digital e quais são as melhores estratégias para captá-lo.

Continue a leitura e veja como essas dicas farão diferença nos seus resultados!

O que são leads?

Lead é um termo do marketing digital que precisa ser conhecido por qualquer pessoa que está gerenciando um e-commerce.

Essa palavra é usada para definir um indivíduo que já mostrou algum interesse em comprar um produto ou serviço oferecido pela sua marca. Ou seja, ele não é um cliente, mas tem grande potencial para se tornar um.

O lead também não é um visitante, que pode apenas ter entrado em seu site por algum motivo — talvez direcionado por algum anúncio em rede social. No entanto, se você ainda não tem nenhum dado desse visitante, ele não se tornou um lead.

Leads são informações palpáveis de pessoas que já fizeram alguma aproximação com seu negócio. Elas preencheram um cadastro com nome e telefone ou deixaram o e-mail para receber a newsletter de sua loja.

propósito disso você já deve imaginar: manter um relacionamento para conseguir converter em venda!

Como capturar leads no e-commerce?

Agora que você já sabe que, quanto mais leads, mais conversões você pode ter, é hora de conhecer as melhores formas de atrair essas pessoas!

Separamos as 6 melhores dicas para que seu e-commerce possa capturar clientes em potencial.

1. Oferecer conteúdos relevantes

Uma das melhores táticas que as empresas têm adotado para capturar leads no e-commerce é produzir conteúdos relevantes que despertem o interesse do público-alvo.

Como fazer isso? Pode ser por meio de um blog, de uma página em redes sociais, de um canal de YouTube. O importante é que sua empresa apareça de outra forma que não seja apenas querendo vender produtos.

Conteúdos relevantes podem ajudar pessoas a resolverem problemas. Com isso, elas passarão a confiar na sua marca. Leia mais sobre estratégias de SEO que são fundamentais para alavancar seu blog.

2. Criar e-books

E-books são considerados materiais ricos, pois contêm muita informação relevante para ajudar seu público-alvo e, assim, capturar leads. Um bom e-book deve ser sobre um tema que sua empresa domine. Assim, o conteúdo se tornará referência para o lead.

Uma estratégia interessante para oferecer um e-book é pedir que a pessoa interessada se cadastre com um e-mail. Assim, ela terá se tornado um lead, e você poderá continuar o contato com ela.

3. Desenvolver landing pages atrativas

As landing pages são especiais em um site porque têm um propósito principal de converter vendas! Elas fazem parte da jornada de um cliente, que entra como visitante, vai consumindo conteúdos e termina em uma área dedicada a um produto, serviço ou cadastro.

Ao invés de textos longos, as landing pages são mais objetivas. Elas contêm um título atrativo, uma imagem e um espaço para cadastro.

Esse cadastro pode ser para que o usuário deixe o telefone para receber promoções, baixe um e-book ou receba um contato para saber mais sobre a empresa.

4. Mostrar ofertas exclusivas

Outra forma de capturar leads no e-commerce é por meio do oferecimento de benefícios! Afinal, quem não gosta de receber um desconto exclusivo?

Essa técnica tem sido adotada por inúmeros e-commerces. Assim que você entra em uma loja virtual, recebe uma porcentagem de desconto com a condição de oferecer em troca o seu e-mail.

O cliente sai ganhando por poder pagar menos, e sua loja se beneficia com a possibilidade de converter e fidelizar os leads.

5. Atuar nas redes sociais

Se sua marca estiver engajada com o público nas redes sociais, as chances de você capturar leads são muito maiores.

Atualmente, muita gente busca por produtos ou serviços no Facebook ou Instagram, por exemplo. A dica é estar sempre atualizando essas plataformas, publicando materiais informativos, e não só produtos.

Você também pode usar recursos dessas mídias para atrair pessoas, como as hashtags. Garanta que o link para o seu site seja sempre postado e esteja visível para quem quiser conhecer mais sobre seu negócio.

6. Criar formulários simples

Sabemos que pedir dados pessoais é algo delicado. Por isso, não exija que o visitante informe muito para conseguir cadastrar-se logo na primeira vez. Ao invés disso, comece pedindo o e-mail e, em uma próxima oportunidade, solicite outras informações para completar o cadastro.

Desse modo, você não o “assusta” e, mesmo assim, garante mais um contato para começar um relacionamento.

Como transformar leads em clientes?

Já captou muitos leads? O próximo passo é convertê-los em clientes! Para isso, você precisa caminhar com eles pela jornada do cliente, o que o marketing digital chama de “nutrição”.

Esse é outro assunto bem-extenso e que merece outro post, mas vamos adiantar algumas dicas aqui para você.

  • envie periodicamente materiais para o seu lead, como blog posts com informações relevantes que o ajudem a resolver problemas;
  • mostre que ele está se beneficiando em ter assinado a newsletter oferecendo promoções e descontos exclusivos;
  • acompanhe as métricas sobre leads captados e descubra se sua estratégia está realmente funcionando;
  • otimize sua loja virtual, garantindo que ela tenha um visual agradável, seja segura e intuitiva para a navegação dos leads;
  • após um tempo enviando conteúdos iniciais de ajuda, passe a mostrar como sua empresa tem as soluções certas para os problemas do lead;
  • esteja sempre pronto para atender os leads que quiserem tornar-se clientes, oferecendo suporte, tirando dúvidas e mostrando o que sua empresa tem de melhor.

Viu que aprender como capturar leads no e-commerce é fundamental para o sucesso do seu negócio? Esse é um dos primeiros passos para performar bem em uma loja virtual e garantir que você tenha muitas vendas!

Quer aprender mais estratégias para alcançar bons resultados em seu e-commerce? Assine nossa newsletter que te ajudaremos!

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