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Correios passa cobrar taxa de R$15,00 para encomendas internacionais

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Em janeiro deste ano os Correios anunciaram que todas as encomendas sendo tributadas ou não, estavam sujeitas à cobrança no despacho postal, mas até então, essa nova regra não havia sido implementada. Porém, no início desta semana a estatal anunciou que irá tributar toda e qualquer tipo de encomenda realizada fora do país no valor fixo de R$15,00.

A novidade pegou muitos de surpresa, principalmente os empreendedores online que costumam comercializar esses tipos de produtos pela internet.

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre a nova regra dos Correios.

 

Entenda o porquê do aumento

Desde 2014, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. Produtos que não eram barrados pela alfândega, eram isentos de qualquer cobrança ou taxa de despacho, segundo os Correios, com o aumento das importações a empresa precisou investir em mais recursos na operação.

A cobrança também visa cobrir custos com o serviço de tratamento da encomenda (como o recebimento dos objetos). O serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelos Correios entre outras operações.

Ainda segundo os Correios, os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no site dos Correios e fazer o pagamento do despacho postal por boleto ou cartão de crédito para liberarem a entrega da encomenda.

Vale ressaltar que o prazo para entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento, o mesmo poderá ser realizado via internet.

 

Impactos da nova mudança

Essencialmente, importar itens de baixo valor, como mini eletrônicos ou outros acessórios do tipo, ficará menos atraente, mesmo quando as lojas internacionais oferecem frete grátis. Claro que, considerando a diferença de preço praticada no Brasil, comprar em sites chineses ainda pode valer a pena para esse tipo de mercadoria, dependendo da situação.

Contudo, será difícil comprar vários itens diferentes de uma só vez. Eles normalmente chegam ao Brasil em pacotes separados e devem ser taxados cada um em R$15,00. Dependendo do volume de compras, você pode acabar gastando um bom dinheiro só com essa taxa de Despacho Postal.

Os Correios justificam que essa mudança agilizará a entrega desses serviços, pois segundo a empresa, a demanda para a entrega de encomendas internacionais subiu 40% em 2017 na comparação com 2016, passando de 100 mil objetos para 300 mil processados por dia. Isso impacta diretamente no acúmulo de produtos parados em Curitiba aguardando despacho. Portanto, tal tarifa seria exatamente para custear o serviço e assim acelerar os envios das encomendas.

26 respostas

  1. Eu fazendo o pagamento dessa taxa, caso os Correios atrase a entrega do meu produto ou seja extraviado, poderei reaver esse valor ou poderei acionar a justiça?

    1. Em caso de extravio, os Correios devera reaver esse valor!
      Nem todos os casos são passíveis de indenização. Os Correios somente liberam a indenização para alguns serviços que não foram prestados, ou em casos em que a integridade da encomenda é comprometida. Entre esses casos, podemos citar:

      atraso na entrega (que ocorrem em cerca de 5% a 10% dos envios que são realizados);
      devolução — pedido errado;
      entrega indevida;
      avarias;
      espoliação;
      extravio (possui incidência menor do que 0,5%, com variação de acordo com a região — áreas de risco apresentam índices maiores, por exemplo);
      roubo;

      Espero poder ter ajudado abraços.

      1. Na verdade enquanto a encomenda não chegar até vc,ela pertence ao remetente, portanto na maioria dos e o remetente e quem deve fazer a reclamação, atrasado na entrega não e passivo de indenização.

  2. Eu fazendo o pagamento dessa taxa, caso os Correios atrase a entrega do meu produto ou seja extraviado, poderei reaver esse valor ou poderei acionar a justiça?

    1. Em caso de extravio, os Correios devera reaver esse valor!
      Nem todos os casos são passíveis de indenização. Os Correios somente liberam a indenização para alguns serviços que não foram prestados, ou em casos em que a integridade da encomenda é comprometida. Entre esses casos, podemos citar:

      atraso na entrega (que ocorrem em cerca de 5% a 10% dos envios que são realizados);
      devolução — pedido errado;
      entrega indevida;
      avarias;
      espoliação;
      extravio (possui incidência menor do que 0,5%, com variação de acordo com a região — áreas de risco apresentam índices maiores, por exemplo);
      roubo;

      Espero poder ter ajudado abraços.

      1. Na verdade enquanto a encomenda não chegar até vc,ela pertence ao remetente, portanto na maioria dos e o remetente e quem deve fazer a reclamação, atrasado na entrega não e passivo de indenização.

  3. Elvis Barbosa, para pagar esses 15reais, tem que se cadastrar nos correios, através disso, não esta arriscado ter muitas compras e o correio passar a taxar as mercadorias? Não corre esse risco?

  4. Elvis Barbosa, para pagar esses 15reais, tem que se cadastrar nos correios, através disso, não esta arriscado ter muitas compras e o correio passar a taxar as mercadorias? Não corre esse risco?

  5. Minha dúvida eh se com isso irão acelerar o processo e nao furtar, ops esquecer as mercadorias limbo.
    Vamos pagar a taxa e a mercadoria sumir no centro aduaneiro dos correios?

  6. Minha dúvida eh se com isso irão acelerar o processo e nao furtar, ops esquecer as mercadorias limbo.
    Vamos pagar a taxa e a mercadoria sumir no centro aduaneiro dos correios?

  7. Boa parar de comprar pela Internet!!! Ou o correios acha que vão se dar bem nessa? Sem chance. A tendência vai ser ir às lojas físicas e pagar uma mercadoria um pouco mais cara mas tem a vantagem de sair com o produto em mãos. Prefiro pagar 30 e ter o produto em mãos do que pagar 30 e ter o produto uma semana depois e as vezes 3 meses depois. Além disso não corro o risco de ter que ir buscar no correios como já aconteceu diversas vezes sendo comunicado q não tinha ninguém na minha casa!!! Mentira deslavada. Mas é isso… desejo tudo de mal para essa empresinha que mais abusa do que ajuda, vou torcer muito pra se lascar mesmo. Pq é disso q eles precisam pra criar vergonha na cara eles fazer um serviço digno de respeito ao povo.

  8. Boa parar de comprar pela Internet!!! Ou o correios acha que vão se dar bem nessa? Sem chance. A tendência vai ser ir às lojas físicas e pagar uma mercadoria um pouco mais cara mas tem a vantagem de sair com o produto em mãos. Prefiro pagar 30 e ter o produto em mãos do que pagar 30 e ter o produto uma semana depois e as vezes 3 meses depois. Além disso não corro o risco de ter que ir buscar no correios como já aconteceu diversas vezes sendo comunicado q não tinha ninguém na minha casa!!! Mentira deslavada. Mas é isso… desejo tudo de mal para essa empresinha que mais abusa do que ajuda, vou torcer muito pra se lascar mesmo. Pq é disso q eles precisam pra criar vergonha na cara eles fazer um serviço digno de respeito ao povo.

  9. Um absurdo mais essa taxa, os valores já são altos e são pagos no ato da postagem é muita palhaçada o destinatário ter q pagar TB. O serviço e o atendimento dos Correios são de péssima qualidade, é a única empresa q não tem concorrentes q tá a beira da falência por causa de pessoas incompetentes em todos os níveis…

  10. Um absurdo mais essa taxa, os valores já são altos e são pagos no ato da postagem é muita palhaçada o destinatário ter q pagar TB. O serviço e o atendimento dos Correios são de péssima qualidade, é a única empresa q não tem concorrentes q tá a beira da falência por causa de pessoas incompetentes em todos os níveis…

  11. Quanto a agilidade na entrega isso é mentira, antes da taxa o prazo de entrega era de 40 dias úteis, e mesmo com a cobrança continua o mesmo prazo

  12. Quanto a agilidade na entrega isso é mentira, antes da taxa o prazo de entrega era de 40 dias úteis, e mesmo com a cobrança continua o mesmo prazo

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