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Como ter uma conta verificada no Instagram? Entenda as formas de conseguir o selo

Para ter uma conta verificada no Instagram, vá em Configurações, clique na opção "Conta" e escolha a opção "Solicitar Verificação". Preencha o formulário com as confirmações de autenticidade e notabilidade e coloque alguns links (opcional) Pronto! Aguarde o retorno da rede que pode ocorrer em até 30 dias. Em breve você também poderá comprar o selo por 79,90, sem previsão de início no Brasil.
Como ter uma conta verificada no Instagram

Principais tópicos

Você tem uma empresa ou é influenciador e não sabe como ter conta verificada no Instagram?

Muitas pessoas e empreendedores pensam que isso está disponível apenas para celebridades e multinacionais, mas não é verdade.

Qualquer usuário pode ter o selo azul, mesmo quem tem poucos seguidores ou não tenha nem uma conta comercial.

Recentemente, uma mudança no Instagram visa facilitar o processo de verificação que antes, era super burocrático e só beneficiava geralmente contas com milhões de seguidores.

Essa funcionalidade traz diversos benefícios para uma conta, entre elas: a garantia de proteção proativa contra a falsificação de identidade, por exemplo, suporte humano e figurinhas exclusivas.

Dessa forma, é comum se perguntar qual é o passo a passo para obter esse diferencial no meu perfil?

Não se preocupe, neste artigo, ensinaremos como tudo isso funciona na prática e quais as formas de conseguir o selo, acompanhe.

Como ser verificado no Instagram? Entenda todas as formas

Recentemente, uma novidade da Meta agitou o Brasil.

Se você sempre sonhou ser reconhecido como conta verificada, saiba que logo será possível obter o selo azul no Facebook ou Instagram de forma paga.

A seguir iremos te explicar como será isso.

Confira!

Selo de verificação pago

Para ter o selo de verificação no Facebook ou Instagram, será necessário pagar uma mensalidade de 79,90 por mês.

É importante frisar que quando você comprar uma assinatura do Meta Verified no Instagram, os benefícios não ficarão automaticamente disponíveis na sua conta do Facebook e vice-versa.

Dessa forma, caso você possua várias contas nessas redes sociais, você deverá comprar uma assinatura para cada uma delas separadamente.

Importante!

Apesar de já haver valores, o serviço ainda está em teste em alguns países e não foi disponibilizado no Brasil ainda.

Por enquanto, os interessados na nova funcionalidade precisam entrar em uma lista de espera, para receber alerta de quando a novidade de fato será liberada.

Para isso, acesse a página do Meta Verified, e escolha a rede social que deseja verificar, após isso, clique em “Entrar na lista de espera”, para finalizar o processo.

Ainda não há data para que a assinatura paga esteja disponível aqui, mas acredita-se que será muito em breve.

como ter conta verificada no Instagram

Usuários interessados na nova funcionalidade precisam ter mais de 18 anos e ter pelo menos uma foto e perfil que corresponda ao seu documento original com foto (usado como comprovante de identidade).

A qualquer momento poderá haver novas exigências da empresa para conseguir o selo azul, portanto é necessário acompanhar as informações.

Como solicitar a verificação de forma gratuita

Para solicitar a verificação do Instagram de forma gratuita, sua conta precisa seguir alguns requisitos básicos.

No decorrer do texto vamos falar detalhadamente sobre todos os requisitos, porém, em resumo, para solicitar o selo azul, sua conta precisa ter dois requisitos:

  • Autenticidade;
  • Notabilidade.

Não espere o aplicativo entrar em contato para avisar que o seu perfil está apto a receber a funcionalidade.

A solicitação deve ser feita manualmente por você assim que julgar a conformidade da sua situação.

Embora tenha esses pré-requisitos, o procedimento para solicitar o seu selo azul é muito fácil, mesmo sem nenhuma garantia de liberação.

Para isso, você só precisa seguir cinco passos:

1- Vá nos três tracinhos, localizados à direita da seção do seu perfil, e entre nas “Configurações”;

2- Em seguida, clique em “Conta”;

3- Escolha a opção “Solicitar Verificação”;

4- Preencha o formulário com as confirmações de autenticidade, provando através de documentos pessoais (carteira de motorista ou passaporte) ou empresariais (Declaração de Imposto de Renda, conta de serviço público recente ou um artigo de incorporação), e notabilidade, indicando a que categoria pertence e público que segue você. 

5- Também, envie alguns links da imprensa sobre si ou da marca, já que a equipe do canal não tem como checar todos os portais existentes.

Após isso, envie a solicitação.

No momento de escolher os links como fontes de notícias, considere que a plataforma não pondera conteúdos pagos ou promocionais.

É possível selecionar até cinco artigos orgânicos das regiões ou público que a empresa é mais popular.

Vale lembrar ainda a importância de ver o seu nome do usuário (@) antes de solicitar o seu selo.

Após a aprovação, não será possível alterar esse elemento.

Também não poderá transferir o selo para outra conta, mesmo com nome similar.

Se ainda houver dúvidas, você pode optar por acompanhar o tutorial oficial do Instagram.

O que é verificado do Instagram e para que serve?

Podemos resumir a verificação como a marca azul com um “V” branco no meio, ao lado do nome do usuário.

Em suma, é a confirmação de que um perfil é oficial, seja de marcas mundialmente conhecidas ou de celebridades.

Em outras palavras, ser verificado significa que você é uma marca ou pessoa conhecida e trata-se de uma conta autêntica e relevante.

E ter essa relevância não é sinônimo de ter milhares ou milhões de seguidores, considerando que o Instagram verifica ativistas de algumas comunidades, mesmo que ainda não sejam populares.

Nesse sentido, ter o selo azul de verificação atesta que o perfil é, de fato, gerenciado pela marca em questão.

Caso contrário, desconfie.

Graças a isso, clientes, parceiros e outras pessoas interessadas tem a certeza sobre com quem estão falando, o que atrai mais seguidores, principalmente porque os algoritmos do Instagram priorizam nas buscas.

Por outro lado, vale salientar que essa não é uma forma de alcançar ou ter mais engajamento nos seus posts.

Ou seja, não é um ganho automático.

Somente ajuda a ganhar visibilidade na hora das pesquisas, mas todo trabalho de marketing ainda precisa ser feito para captar os clientes.

De qualquer forma, uma coisa é certa: como há uma crescente quantidade de tentativas de golpes na rede social e com a expansão dos famosos fakes.

Essa funcionalidade é bastante útil por evitar esses tipos de ações que prejudicam a imagem da empresa ou profissional.

No entanto, ela sozinha não é capaz de proteger uma conta.

Por apresentar esse diferencial e ter seguidores fiéis, muitos hackers podem tentar tomar o acesso.

O recomendado é configurar a autenticação de dois fatores para se proteger de golpes e imitações de identidade.

Quais são as vantagens de ter conta verificada no Instagram?

O selo de verificação é um dos mais cobiçados pelos usuários do Instagram, e não é à toa.

Dentre as suas vantagens, podemos destacar as citadas abaixo!

Maior confiabilidade

Como transparece autoridade na área que atua, também aumenta a credibilidade da marca, principalmente porque menos de 1% das contas são verificadas.

Assim, significa que a sua empresa é relevante, importante e confiável.

Em ações com ofertas ou promoções ótimas, é normal os consumidores sentirem receios quanto a compra, mas se virem um selo azul ao lado do nome do perfil, é provável que façam a aquisição com mais confiança.

Maior valor de marca

A verificação significa que, além de ser reconhecido no seu segmento, também cumpre com os requisitos para usar o selo mais cobiçado do mundo digital.

Dessa forma, os consumidores começam a ter uma percepção de valor maior de maneira automática.

Diminui problemas de direitos autorais

Muitas contas sofrem com o roubo de conteúdo do feed e não recebem os devidos créditos.

Com o selo, os direitos autorais são evidenciados, mesmo de forma implícita.

Nesse caso, minimiza a cópia de publicações.

Aumento da notoriedade

Para e-commerces, pode trazer oportunidades de negócio devido ao aumento de notoriedade.

Mesmo que um cliente ou potencial parceiro nunca soube da sua existência antes, poderá pesquisar e encontrar a sua conta com o selo que indica que é líder no setor.

Através disso, é possível despertar o interesse na comunicação ou na compra dos produtos e serviços.

Acesso antecipado

Contas verificadas recebem acesso antecipado às novidades no Instagram, o que pode ajudar na rentabilização.

Por exemplo, quando surgiu o botão “arrasta para cima” nos stories, as marcas com selo usaram antes de todas as outras e puderam direcionar os seus seguidores para fora da plataforma.

Aumento da entrega de conteúdo orgânico

Não é uma informação fornecida pelo próprio Instagram, mas estudiosos afirmam que a verificação traz um aumento de 5% na entrega do conteúdo orgânico — aquele que não pagamos para postar.

Isso ajuda a engajar mais com os seguidores e elevar outras taxas, como a de conversão.

O que a conta precisa ter para ser verificada de forma gratuita?

Nem todo mundo consegue ter uma conta verificada no Instagram, por não cumprir alguns requisitos bastante rigorosos da rede.

Além daqueles que citamos no começo do nosso artigo como: autenticidade e notabilidade, existem mais alguns pontos que podem ser exigidos.

De modo geral, não dá para querer ter o selo azul sem fazer um bom trabalho dentro e fora da rede social.

Portanto, antes de tentar ser verificado, é importante entender a sua realidade.

Entenda agora, quais são os critérios exigidos.

Autenticidade

Primeiramente, a equipe da mídia deve saber se você representa uma pessoa ou a empresa que diz ser.

Isso evita contas falsas em nome de marcas reais.

Assim, faça com que as pessoas percebam que você está ali para tirar dúvidas no canal oficial.

Então, se há mais de um perfil, o interessante é abandonar essa estratégia e adotar apenas um deles para trabalhar em cima.

Exceto caso haja uma conta para idiomas específicos.

Originalidade

Os seus conteúdos precisam ser originais, não se limitando a compartilhar fotos de terceiros.

É fundamental ser criativo, com postagens únicas.

No entanto, se, vez por outra, quiser publicar algo de outra conta, tudo bem, mas não esqueça de dar o crédito.

Integridade

As informações precisam ser exibidas por inteiro.

O perfil deve ser público, com uma foto de qualidade, com ao menos uma publicação feita e a biografia deve ser bem detalhada.

Em outras palavras, desde como se comporta com os seguidores, quais conteúdos fornece e como usa o canal são avaliados.

Uma boa gestão de mídia ajuda a tornar sua marca mais sólida perante a isso.

Relevância

O que você posta precisa agregar valor aos usuários.

Um bom conteúdo mostra que você é merecedor do selo de autenticidade.

Além disso, é necessário ser ativo, mostrando que leva os negócios a sério.

Notabilidade

Seja uma pessoa ou uma companhia, é preciso ser minimamente conhecida.

Esse critério é comprovado ao dar um Google para descobrir em que você se tornou notícia nas mais diversas fontes de informação.

Quanto tempo leva para a solicitação ser avaliada pelo Instagram?

O processo pode ser rápido ou lento, tudo depende do Instagram.

Em até 7 dias, uma notificação será enviada na seção “Atividade”, ou o mais famoso coraçãozinho, com o resultado da sua candidatura, mas o tempo máximo de retorno é de até 1 mês.

Caso a resposta seja negativa, você poderá tentar novamente somente em 30 dias, enviando novos dados e anexando outros links, por exemplo.

Dessa vez, tente atender a todas as exigências para não ter o pedido negado.

Vale salientar que, se você se inscrever para um selo de verificação diversas vezes antes de receber a decisão da plataforma, a sua inscrição será cancelada.

O que fazer se a sua empresa não consegue ser verificada no Instagram?

Mesmo seguindo todos os passos e obedecendo a todos os critérios, não há uma certeza sobre a verificação do perfil.

Como você viu, muito em breve você poderá comprar o selo se assim desejar.

Mas enquanto isso não é disponibilizado no Brasil, é legal ter em mente, que mesmo que o perfil do seu negócio não seja verificado, isso não significa que ele é menos relevante ou não tenha credibilidade no mercado.

Não tente mentir para conquistar esse status.

Continue trabalhando na construção de relacionamentos, geração de leads e vendas de forma honesta em sua rede social.

Tudo isso ajudará a melhorar a sua popularidade na internet e até a ganhar autoridade.

Nesse situação, algumas ações para atestar a sua autenticidade para o público envolvem muito mais que o selo, como:

  • postar stories com os bastidores da equipe, mostrando processos de produções e situações descontraídas;
  • ter uma bio com informações detalhadas, principalmente com as vantagens da sua empresa e o seu diferencial;
  • compartilhar as fotos e vídeos dos clientes que marcam o seu arroba;
  • ter destaques com informações sobre os serviços ou produtos, formas de pagamento, etc.

Quais são as dicas para a sua solicitação ser aceita?

Não há garantias sobre a liberação do selo de veracidade, mas algumas dicas podem potencializar o aceite do Instagram.

Dentre elas, separamos algumas sugestões para você colocar em prática.

Forneça provas de que seu perfil é real

Como um dos pré-requisitos é ser autêntico, é preciso eliminar qualquer dúvida a respeito disso.

Uma conta pessoal deve postar conteúdos que provem que você é o autor dela, como através de selfies sozinhos, com animais de estimação, com amigos e familiares.

Já empresas podem publicar mais sobre seus bastidores dos trabalhos e posts com informações relevantes para os seus seguidores.

Ademais, todo tipo de interação com eles também é ótimo para fortalecer a imagem, como sorteios, lives e promoções.

Ainda para negócios, aproveite para adicionar o link do seu site na bio para mostrar que tem uma página oficial na internet para receber os usuários e tirar todas as suas dúvidas.

Tenha conteúdos de qualidade

Tudo que está relacionado ao marketing digital atual precisa de conteúdos de qualidade para os seguidores permanecerem com você a longo prazo.

Afinal, não há outros motivos para eles quererem acompanhá-lo.

Por isso, sempre poste o que os seus potenciais clientes precisam saber.

Assim, a rede entende que a preocupação do seu negócio não está em apenas vender, mas em agregar valor e melhorar a experiência dos consumidores.

Respeite as normas do Instagram

A plataforma tem diretrizes que precisam ser seguidas.

A compra de seguidores ou pedidos para seguir em comentários de contas aleatórias são algumas das ações que não podem ser feitas por violar os termos de boa convivência.

São regras simples, que muitas vezes as pessoas não sabem que violam, mas elas fazem parte dos termos de uso e precisam ser evitadas, afinal, você concordou assim que criou o seu perfil, mesmo que não tenha lido.

Fortaleça sua presença em outras redes sociais

Não esqueça de estar presente em outras redes sociais, principalmente aquelas onde o seu público-alvo está.

Lembre-se que para ter notoriedade é preciso estar no YouTube, Twitter, LinkedIn e nas outras ferramentas do Grupo Meta, como o Facebook.

Contudo, não esteja presente apenas por estar, sem motivos estratégicos.

Procure interagir com as pessoas, provando ser ativo.

Além disso, use sempre o mesmo nome em todos os canais, para não deixar dúvidas de quem é você ou o seu negócio.

Consiga um selo de verificação do Facebook

O Facebook e o Instagram fazem parte do time de Mark Zuckerberg, portanto, ter um selo na primeira mídia pode ajudar na avaliação da equipe.

Isso porque ambas estão intimamente vinculadas em muitas atividades.

Por isso, se você é uma marca, organização de mídia e/ou figura pública, pode solicitar a sua verificação através de um passo a passo simples:

  • Acesse sua página, clique em “Configurações”, no canto superior;
  • Encontre a opção “Geral” e clique em “Verificação de Página”;
  • Opte por “Confirmar esta página” e depois, clique em “Primeiros passos”;
  • Preencha o formulário, com número de telefone, idioma, país etc. Em seguida, o Facebook entrará em contato pelo número fornecido, com um código de verificação;
  • Digite o código recebido e clique em “Continuar”.
  • Após isso, você receberá um e-mail com a resposta sobre a liberação do selo.

Caso não encontre a opção de verificar a página, observe se está nas categorias:

Negócio local, Empresa ou Organização.

Lembrando que em breve, a compra do selo azul também ficará disponível para contas do Facebook.

A verificação pode ser removida pelo Instagram?

Conseguida a tão sonhada verificação, será que ela dura para sempre?

A resposta é não.

A qualquer momento, o Instagram reserva o direito de removê-la ou desativar a sua conta por violar as suas diretrizes.

As situações prováveis de acontecer isso são:

  • anunciar, transferir ou vender o selo, considerando que o Instagram não tolera esses tipos de ações consideradas suspeitas;
  • usar as seções do canal para promover serviços que violam as regras, como o compartilhamento de fotos gravadas pelo dono do perfil sem autorização, desrespeito aos demais membros, posts que incitam a violência etc.;
  • tentar verificar seu perfil por meio de terceiros, pois somente os donos dos negócios podem solicitar;
  • mudar sua privacidade de pública para privada diversas vezes. Isso não significa que não possa fazer uma vez por outra, mas o ideal é realizar a mudança quando for realmente necessário.

Quais são os cuidados com a verificação no Instagram?

Não existe caminho fácil para a liberação do selo azul.

Portanto, não caia em golpes sobre esse processo.

Alguns deles são bem famosos, como:

  • Convites por e-mail mencionando a elegibilidade para receber o selo, pedindo a senha dos usuários ou outros dados por meio de um formulário hospedado em “instagramforbusiness.info”, ao invés de “instagram.com”;
  • Mensagem por e-mail avisando a pré-aprovação da conta com um link para receber o selo;
  • Oferta por e-mail para fornecer a verificação em troca de uma pequena taxa em dólares ou em reais. Contudo, a plataforma não cobra para liberação, apenas avalia os pré-requisitos.

Até pouco tempo atrás, muitos empreendedores não sabiam como ter conta verificada no Instagram, pois era uma realidade apenas para celebridades e multinacionais.

Porém, desde 2018, qualquer pessoa pode solicitar o famoso selo azul e aproveitar os diversos benefícios que ele traz.

E muito em breve, as assinaturas pagas também serão realizada no país, portanto vamos aguardar por novidades.

Como monetizar o Instagram? 14 maneiras incríveis de ganhar dinheiro com a Rede Social!

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