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Carnaval no e-commerce: como aproveitar essa data

Principais tópicos

O Carnaval é uma das datas mais esperas do ano e isso também se reflete no e-commerce. 

A ansiedade para foliar alguns dias ou apenas descansar em casa, é uma ótima oportunidade para lojistas pegarem o gancho e aumentarem suas vendas. 

Entretanto, isso vale para qualquer nicho. É perfeitamente possível fazer promoções de carnaval mesmo que seus produtos não estejam diretamente ligados a data. 

Contudo, o Carnaval de 2021 deve ser bastante diferente. Ele deveria acontecer entre os dias 12 e 16 de fevereiro, porém, a pandemia do novo coronavírus fez com que os planos da folia fossem adiados. 

Algumas das cidades mais procuradas no carnaval se pronunciaram sobre o adiamento para depois de uma possível vacinação. 

Independente da data, aqui vamos traçar dicas para você saber como realizar vendas no período de Carnaval. Afinal, mesmo sem a festa propriamente dita, muitos fatores dependerão do comportamento do mercado. Por isso, esteja preparado! 

Como vender durante o Carnaval no E-commerce? 

O mais importante é entrar no clima! 

Embora muitos lojistas pensem que nessa época o brasileiro não está pensando em compras, parte da população não quer saber só de festejar. 

Os consumidores estão cada vez mais atentos e sabem que em datas comemorativas, as lojas virtuais tendem a fazer promoções interessantes. 

Além disso, por mais que as vendas caiam neste período, esse é mais um motivo para você entrar no clima e impulsionar as compras. Não é porque boa parte do Brasil está de folga, que seu negócio precisa parar! 

Prepare sua marchinha de carnaval e vamos aos preparativos!

O que vender online no Carnaval? 

Outro pensamento equivocado, é imaginar que apenas produtos relacionados a data podem ser vendidos no Carnaval. 

Sendo uma data muito brasileira, todos os segmentos podem entrar na festa, definitivamente. Desde eletrodomésticos, até livros e itens geek. 

Entretanto, será necessário investir em estratégias que unam seu produto com a data comemorada. 

Observação: Caso sua loja esteja ligada diretamente com o carnaval: loja virtual de itens de festa, fantasias, maquiagens, viagens etc, será necessário começar as estratégias muito antes. Afinal, durante o carnaval, todos esses itens já devem estar comprados. Por isso, fique atento a mudanças de data do Carnaval em 2021. 

Estratégias de Marketing para o Carnaval no E-commerce

Aqui vão algumas estratégias que não podem faltar para sua loja vender enquanto o país está em festa:

Identidade visual 

Parte fundamental de uma campanha de e-commerce para vender no Carnaval!

O visual é o diferencial de sua loja em qualquer estágio de venda. Entretanto, especialmente em datas sazonais, é importante investir em boa identidade visual

Tanto para as chamadas das campanhas, quanto para a parte visual em si. No Carnaval, uma data tão animada, chamativa e colorida, é importante que tudo isso seja transmitido em sua campanha. Com cores vivas e elementos especiais. 

Campanha essa que, deve estar presente no site e replicada em outros canais de venda. Não, necessariamente, idêntico, mas que mantenha a mesma identidade visual do site. Assim, ao bater o olho na imagem, o consumidor saberá de qual loja é aquela campanha.

Consequente, com a repetição da identidade visual, maior a probabilidade de fixação da marca. 

Descontos, benefícios e vantagens 

A identidade visual de sua campanha pode estar incrível! Com cores incríveis, elementos visuais surpreendentes e uma chamada muito divertida… mas, apenas isso não é garantia de venda. Muito pelo contrário. 

Ações em datas sazonais, geralmente, precisam vir acompanhadas de descontos, benefícios ou algum tipo de vantagem para o cliente final. Uma vez que, se aqueles produtos não estão ligados diretamente ao Carnaval, qual o motivo dessa loja estar em festa? 

Por esse motivo, é importante se programar e verificar a lista de produtos que podem ter descontos. Ou se sua loja tem a possibilidade de oferecer frete grátis para as compras feitas durante a comemoração. 

Esteja presente em diferentes canais de venda

Depois de ter uma identidade visual de primeira e um plano de benefícios incrível para seu cliente, é hora de traçar suas estratégias de marketing

De fato, tudo será em vão se sua loja estiver impecável, mas você não usar nenhum canal de venda para divulgá-la. 

Por conta disso, no primeiro tópico desta lista, falamos de manter a mesma identidade visual em todos os canais. O ideal é criar peças, em seus tamanhos adequados, para cada canal de venda, mantendo a identidade da campanha. 

Desta forma, você “perseguirá” seu cliente com seus anúncios. Para isso, você pode utilizar o Instagram, Facebook, WhatsApp, E-mail Marketing e até os anúncios do Google — falaremos um pouco mais sobre anúncios no próximo tópico. 

Enfim, é essencial estar onde o seu cliente está!

Anúncios patrocinados 

Ligado diretamente aos canais de venda diversificados, estão os anúncios patrocinados. 

Infelizmente, cada vez mais, as publicações orgânicas possuem menos alcance. Ou seja, até para seus seguidores, é muito difícil aparecer de forma orgânica. Nesses casos, é necessário investir em audiência! 

Seja qual ou quais canais escolhidos para fazerem parte de sua estratégia, vale a pena reservar um investimento para as mídias pagas

Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads/Google Shopping são excelentes opções para divulgar suas promoções! 

Kit de Produtos

Agora vamos nos voltar novamente para dentro de sua loja virtual. 

Outra estratégia que pode ser um diferencial em suas vendas, são os kits de produtos

O Kit de Produto reúne uma determinada quantidade de produtos em um produto só. Assim, você proporciona ao cliente a oportunidade de levar mais por menos. Consequentemente, também aumenta o ticket médio de seu e-commerce. 

Além disso, montar kits de produtos é incrível para fazer seu estoque girar. Assim, você pode inserir nesses kits, produtos que estão encalhados em seu estoque, aumentando a possibilidade de venda. 

De fato, os produtos do kit devem ter relação entre si, para que a estratégia seja mais precisa.

Compre Junto

Mais uma ação para incentivar a venda do produto. 

O compre junto consiste em oferecer mais um produto para que o consumidor leve com aquele que ele está interessado, resultando em frete grátis, por exemplo. 

Neste caso, é necessário que sua plataforma de e-commerce ofereça esse recurso. Além disso, é imprescindível que o produto oferecido seja um complemento do produto de interesse ou esteja diretamente direcionado. Quem precisa de um, deve precisar do outro. 

Assim, você também poderá oferecer produtos que estão encalhados, por menor custo. 

De fato, sua loja virtual pode ter o compre junto sem precisar oferecer nenhum benefício. Entretanto, se houver desconto na compra da dupla ou frete grátis, as chances de vendas são bem maiores. 

Brindes temáticos 

Não podemos esquecer de que é carnaval

Outra ideia extremamente eficiente, é oferecer brindes na compra de um produto ou em X valor de compra. 

O ser humano, no geral, adora ganhar brindes! Porque, por mais que seja algo pequeno, o consumidor tem a sensação de que levou mais por menos por ganhar algo da loja

Como estamos falando do carnaval, vale a pena investir em brindes temáticos: adereços de festa (que você pode comprar em lotes), máscaras, tiaras etc. Caso tenha algo parado em seu estoque, e que o custo seja muito baixo, é uma opção para presentear também. 

Certamente, quando falamos em brindes, vale soltar a criatividade. Afinal, ninguém melhor que você para conhecer seu cliente e do que ele mais gosta. 

Invista no pós-venda

Tiramos um tópico apenas para falar de pós-venda

Você sabia que os consumidores preferem comprar online de lojas onde já compraram antes? O que vale é a confiança e a experiência de compra. 

Por esse motivo, para vender no Carnaval no E-commerce e em todas as outras datas, é um diferencial ter um pós-venda que encante o cliente. 

Tanto no atendimento e recepção de feedback, quanto no unboxing do produto. 

Já imaginou, em uma compra feita no carnaval, o cliente receber o produto com serpentinas e confetes na caixa? Parece pouco, mas é uma surpresa e tanto para quem está recebendo. 

Um cliente que compra e aprova, volta a comprar sem você precisar de mais investimento para vender. Recompra é ouro no e-commerce

E aí, gostou das dicas? Vale a pena aplicá-las neste Carnaval, independente da data que ele ocorra em 2021. Esteja com sua loja preparada para bombar em vendas! 

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