Pesquisar
Close this search box.

Como usar a automação de marketing para captar feedback do cliente?

O feedback do cliente é um grande aliado para o e-commerce, servindo como prova social e comprovação de qualidade do produto, atendimento ou entrega. No entanto, muitas lojas virtuais têm dificuldade de obter comentários após a venda e é a aí que as automações de marketing podem ajudar, e muito, o seu negócio virtual.
A imagem mostra uma Mulher alegre navegando no site em um dispositivo smartphone

Principais tópicos

O feedback do cliente é todo conteúdo gerado pelo usuário sobre um produto comprado, satisfação com atendimento, entrega, prazo, experiência de compra, comunicação, entre outros.

Ou seja, tudo que o cliente pensa sobre um negócio, servindo como prova social.

Para lojas físicas, esse feedback acontece naturalmente na conversa entre vendedores e consumidores.

Mas, na internet, é preciso usar ferramentas para incentivar os usuários de um e-commerce a compartilharem suas opiniões sobre uma determinada compra ou produto.

No Brasil, segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2024, 92% das pessoas já deixaram de efetuar uma compra online por medo de fraudes.

Com isso percebe-se que a segurança em uma loja virtual ainda é um dos principais fatores na decisão de compra.

Nesse cenário, depoimentos de clientes satisfeitos com um e-commerce, geram confiança e podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda virtual e conquistar novos clientes digitais para o seu negócio.

Mas como conseguir esses depoimentos?

Com uma comunicação personalizada, por meio de automações de marketing para e-commerce que economizam tempo e dinheiro.

UGC – O que é User Generated Content?

User Generated Content significa Conteúdo Gerado pelo Usuário, que nada mais é do que todo depoimento, impressão, avaliação ou percepção publicado de maneira voluntária (gratuita) por consumidores de produtos e serviços.

Grandes marcas gastam milhares de reais anualmente com publicidade, mas nas redes sociais e na internet o depoimento real, tem um valor que vai além do branding, comprovando a idoneidade do negócio virtual e garantindo a confiabilidade da compra.

Com essa prova social, outros consumidores sentem-se seguros para comprar no mesmo site.

Se você ainda não está convencido sobre a importância do feedback do cliente no e-commerce, confira os dados coletados pela Bright Local para a Pesquisa Local Consumer Review 2022:

  • 98% das pessoas “ocasionalmente” leem avaliações online de empresas locais;
  • 77% dos consumidores leem comentários online ao procurar empresas locais;
  • 75% dos consumidores se sentem confiantes em relação a uma empresa local com comentários que descrevem uma experiência positiva;
  • 85% dos consumidores consideram a classificação por estrelas da empresa antes de finalizar a compra.

Contra dados, não existem argumentos, não é mesmo? Então comece agora a coletar feedback dos clientes para aumentar a autoridade digital do seu e-commerce!

Como conseguir feedback do cliente?

O segredo para conseguir o feedback do cliente está em uma comunicação personalizada e um relacionamento sério com os consumidores.

Os e-mails em massa não vão trazer resultados nesse quesito, sendo necessário responder a ações de cada consumidor de maneira customizada.

Isso pode parecer uma tarefa difícil, que vai consumir muito tempo dos times de marketing e atendimento ao cliente.

Mas com a ajuda de automações de marketing para e-commerce basta programar os cenários, definir os parâmetros e analisar os resultados.  

Neste artigo separamos algumas automações de marketing que podem ajudar a conseguir feedback do cliente no e-commerce.

Veja a seguir. 

E-mail de boas-vindas

Oito em cada dez consumidores abrem e-mails de boas-vindas de uma loja virtual.

Depois que um usuário compartilha os dados com a loja, é possível automatizar um e-mail de boas-vindas, que demonstre o quanto está feliz em recebê-lo em seu e-commerce.

Se o e-mail responder apenas a uma inscrição de newsletter, ele pode conter um código promocional e indicação de produtos personalizados, baseados na navegação do usuário pelo site.

Você pode aproveitar para perguntar como foi a experiência na sua loja virtual e oferecer um brinde extra para àqueles que responderem.

Exemplo de e-mail de boas-vindas no sistema edrone.

E-mail pós-venda

A mensagem de pós-venda é a que possui maior taxa de abertura no e-commerce, 98% dos clientes abrem um e-mail de confirmação de compra.

Por isso, é importante criar uma automação de marketing que potencialize essa comunicação.

Além de enviar a confirmação de compra, peça um feedback sobre a entrega e o produto, oferecendo um cupom de descontos extra para àqueles que responderem à pesquisa.

Você também pode criar um fluxo customizado de e-mail, com a confirmação de compra, seguida da confirmação de entrega e do pedido de feedback.

Assim o cliente vai ter a resposta na ponta da língua sobre seu atendimento e se sentirá bem-informado durante todo o processo. 

Exemplo de e-mail pós-venda no sistema edrone.

E-mail de recuperação de carrinho abandonado

Os e-mails de carrinho abandonado apresentam uma das melhores taxas de conversão do mercado com 39,7%.

Além de lembrar seus clientes sobre os produtos deixados no carrinho, você pode incluir recomendações de produtos personalizados, com base nas escolhas do cliente e enviar uma enquete para saber se ele gostou das indicações.

Exemplo de e-mail de recuperação de carrinho abandonado no sistema edrone.

Chatbot

Os chats são fundamentais para garantir um bom atendimento ao cliente digital, mas também podem ajudar o e-commerce a conseguir o tão desejado feedback do cliente.

Antes de começar o chat peça o nome e e-mail do cliente, assim ele já vai ser inserido no seu banco de dados e para terminar o atendimento peça uma rápida avaliação com o sistema de estrelas.

Depois basta compartilhar os resultados!

Chatbot fornecido pelo sistema edrone.

Pop-up

Crie pop-ups personalizados para feedback do cliente. Use um pop-up de saída na página do produto e peça por uma review, inclua um cupom de desconto ou amostra grátis para quem deixar o comentário!

Programa de Fidelidade

Por fim, mas não menos importante, os programas de fidelidade para e-commerce são uma excelente forma de conseguir conteúdo criado pelo usuário.

Além de oferecer descontos e brindes conforme a pontuação do cliente, você pode criar tarefas, como Feedback de Atendimento ou Entrega, Review no Google Meu Negócio ou Produto.

Cada um com uma pontuação diferente, criando uma gamificação e aumentando suas chances de conseguir um conteúdo orgânico e autêntico, além de engajar seus consumidores em algo divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!