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90,5% dos consumidores pretendem adquirir algo na Black Friday 2023

Estudo realizado pela Conversion reúne informações sobre a intenção de compra do consumidor, seus itens de desejos e valores que eles pretendem investir na data. Os números estão surpreendentes! Confira os dados completos.
Black Friday 2023

Principais tópicos

Está chegando a data mais esperada pelos consumidores e lojistas. A Black Friday deste ano será no dia 24 de novembro com altas expectativas.

Em 2023, tudo indica que a data será melhor que no ano anterior. Por diversos motivos, a data não performou tão bem o ano passado.

Afinal, copa do mundo e eleições foram grandes eventos que acabaram “competindo” com a data e tirando o foco da maior promoção do ano.

Mas o que esperar para este ano? Um estudo realizado pela Conversion mostra em números como será a promoção em 2023, vamos aos dados?

Intenção de compra do brasileiro

Segundo o estudo, 90,5% dos entrevistados possuem a intenção de adquirir algo na Black Friday 2023.

O número representa um aumento de 9% na intenção de compra em relação ao ano passado.

Algo muito positivo, em especial para o e-commerce que é um dos setores que mais se beneficiam da data.

O que o consumidor pretende comprar?

Neste ano, uma nova categoria de produto desponta como a favorita do público. 

Por anos, as pessoas buscavam comprar celulares por um preço mais acessível, mas em 2023, o primeiro lugar ficou para eletrônicos e eletrodomésticos.

A intenção de compra da categoria teve um aumento de 10%.

Já a opção “celulares” , que foi o destaque de 2022, caiu cerca de 7,7% na intenção de compra deste ano.

Confira a lista completa de produtos mais desejados pelos consumidores em 2023:

  • Eletrônicos e eletrodomésticos com 15,7%;
  • Celulares com 14%;
  • Moda & Acessórios com 11,4%;
  • Calçados com 11,3%;
  • Cosméticos com 8,5%;
  • Casa & Móveis com 6,6%;
  • Infantil com 5,4%;
  • Educação & Livros com 4,8%;
  • Turismo & Viagens com 3,8%;
  • Joias e Relógios com 3,7%;
  • Material Esportivo com 3,5%;
  • Pet com 2,7%;
  • Ferramentas com 2,7%;
  • Serviços com  2,2%;
  • Imóveis com 1,8%;
  • Pacote de Internet com 1,4%;
  • Serviços financeiros com 0,6%.

O que atrai o consumidor na Black Friday?

Não tem como fugir do óbvio. Black Friday é sinônimo de promoções e preço baixo, e isso é o que mais atrai o consumidor na data.

Para cerca de 55,1% dos entrevistados, preços mais baixos são os maiores atrativos.

Afinal, a possibilidade de adquirir itens de desejo com um preço mais reduzido é um diferencial para o consumidor.

Mas é claro que além desse, existem também outros motivos que chamam a atenção do consumidor para a data, entre eles temos: 

  • Para 13,4% dos entrevistados, a data é propícia para compras;
  • Já 13,2% acreditam que a data é ótima para aproveitar o 13º salário;
  • Para 10% a data é bacana para suprir suas necessidades;
  • 8,2% das pessoas entrevistadas afirmam que a data já se tornou uma espécie de  tradição e acabam comprando sempre, independente de motivo.

Quanto o brasileiro pretende gastar na data?

O estudo revela ainda, quanto o consumidor pretende gastar na data e o valor está com uma ótima média.

Cerca de 50% dos consumidores afirmam que pretendem gastar um pouco mais de mil reais na data.

Confira a média de gastos completa:

  • 32,8% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00;
  • 20,9% pretendem gastar entre R$ 500,00 e R$ 1.000,0;
  • 16,8% pretendem gastar mais R$ 3.000,00;
  • 13,5% pretendem gastar entre R$ 300,00 e R$ 500,00;
  • 12,7% pretendem gastar entre R$150,00 e R$ 300,00.

O que faz o cliente desistir de uma compra na Black Friday?

Em uma Black Friday, a disputa pela atenção do cliente é muito acirrada. 

Por isso, oferecer as melhores condições de pagamento, envio e atendimento, pode ser o diferencial para uma empresa vender muito na data. 

Dessa forma, o estudo mapeou também os motivos que fazem um consumidor desistir de comprar em uma loja durante o evento.

Os três principais são: preço alto, frete caro e avaliações ruins do produto. 

Ou seja, para 17,3% dos consumidores, uma loja ter um preço alto na Black Friday é motivo para abandonar o carrinho.

Frete caro também é outro fator que faz com que o cliente desista de uma compra. 16,1% dos entrevistados afirmam que ficam incomodados com isso.

Outro fator crucial para a desistência de compra é a loja ou o produto possuir avaliações ruins, sendo algo importante para 15,9% dos entrevistados.

Confira outros motivos de desistência dos compradores: 

  • 10,4% desistem quando sentem insegurança em relação à segurança de dados de um site/loja;
  • 10% desistem de comprar se o prazo de entrega for muito longo;
  • 8,1% desistem da compra caso haja problemas técnicos no site;
  • 7,1% não compram quando não há garantia do produto anunciado;
  • 5,7% desistem quando encontram opções de pagamento limitadas;
  • 5,% abandonam a compra quando a loja oferece uma Política de troca e devolução complicada;
  • 3,2% desistem e vão para o concorrente quando encontram uma variedade limitada de produtos.

Como o consumidor pretende pagar suas compras na Black Friday 2023?

Cada vez mais tecnológico, o brasileiro se adaptou rapidamente aos meios de pagamentos digitais como Pix e carteiras de pagamento como Picpay, MercadoPago e Paypal, por exemplo.

Mas em 2023 o cartão de crédito ainda será o preferido dos brasileiros para pagar suas compras. Confira as formas mais comuns:

  • 32,2% pretendem pagar suas compras com cartão de crédito;
  • 28,2% irão utilizar o Pix para pagamento das compras;
  • 14,6% dos entrevistados, pretende utilizar cartão de débito para fazer os pagamentos na data;
  • 9,2% pretendem utilizar carteiras de pagamento para quitar suas compras;
  • 9,% afirma que usará dinheiro para pagar suas compras;
  • 6,2% pretende pagar via boleto;
  • 0,5% pretendem pagar via depósito.

Para conferir os dados completos do estudo realizado pela Conversion clique aqui.

Como está a sua preparação para a Black Friday?

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