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Como abrir um negócio: um guia com ideias e oportunidades para empreender

Antes de abrir seu próprio negócio é preciso estudar o mercado que pretende entrar, calcular o custo inicial, estabelecer suas metas e criar um plano de negócio. Você pode buscar linhas de crédito e definir se vai partir para o mercado online ou para as vendas no varejo. Depois, será preciso escolher os fornecedores e encontrar os diferenciais competitivos do seu negócio.
Proprietário de uma pequena empresa sorrindo ao virar a placa para a abertura da loja.

Principais tópicos

Nos últimos anos, o mundo do empreendedorismo cresceu bastante, especialmente durante a pandemia.

Com as mudanças nos hábitos de consumo, muitas pessoas buscaram alternativas para conseguir renda ou diversificar suas atividades.

E você também pode seguir esse caminho se souber como abrir o próprio negócio.
Claro, não é um processo tão simples quanto parece à primeira vista.

Há uma série de desafios que devem ser superados para se construir um negócio de sucesso, mas também existem vários benefícios para quem decide empreender.

É apenas uma questão de conhecer o caminho e estar preparado para essas dificuldades.
Acompanhe e veja nossas dicas sobre como abrir próprio negócio e comece a empreender!

Por que vale a pena abrir o próprio negócio?

O aumento no número de empreendedores nos últimos anos não é sem motivo. Há muitas

vantagens em ser dono do próprio negócio. Veja aqui algumas das principais delas.

Oportunidade de conseguir renda extra

O objetivo de todo negócio é lucrar, isso não é nenhum segredo.

Se você começa a empreender, é quase certo que sua meta é conseguir mais renda, seja ela seu trabalho principal ou algo que você faça à parte da sua renda principal.

Tudo depende do nível de comprometimento que você busca e da sua disponibilidade.

Contudo, não pense apenas na lucratividade quando for dar esse importante passo. Veja se você tem perfil empreendedor.

A partir disso, conseguirá alcançar o sucesso e seus objetivos.

Mais autonomia

Outro ponto forte para quem é empreendedor é a possibilidade de controlar melhor o próprio horário de trabalho.

Em um emprego com carteira assinada, você precisa se adequar ao tempo da empresa, qualquer que seja.

Porém, quando você é seu próprio chefe, pode montar sua agenda da forma mais conveniente para você.

Claro que, para conseguir bons resultados, você ainda precisa aderir a uma agenda e aproveitar bem seu tempo.

Porém, qualquer que seja o horário escolhido, ele será o mais adequado para você e suas necessidades.

Incentivos do governo

Nos últimos anos, o governo aprovou uma série de leis que incentivam o empreendedorismo, com programas como o Simples Nacional ou a possibilidade de se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI).

Esses incentivos reduzem bastante os custos necessários para se formalizar e manter uma empresa aberta, além de abrir várias oportunidades para quem deseja trabalhar em certas áreas.

Por exemplo, prestando serviço para empresas e emitindo nota fiscal.

Maior acesso à informação

Antes de a internet se tornar mais acessível, era bem difícil conseguir informações sobre como abrir o próprio negócio.

Não só do ponto de vista legal e técnico, mas também conteúdo informativo sobre como administrar uma empresa, como se preparar adequadamente, entre outros aspectos.
Hoje, por outro lado, essas informações são bem mais acessíveis.

Se você quer aprender como iniciar no meio corporativo, basta pesquisar e estudar por conta própria.

Tudo que você precisa para dar o primeiro passo já está à sua disposição!

Quais são os desafios do empreendedorismo?

Empreender traz vários benefícios, mas não vem sem algumas dificuldades.

Isso não significa que você deve se intimidar ou desistir dos seus objetivos, basta estar preparado para superá-los à medida que aparecerem.

Conheça alguns dos principais obstáculos e como lidar com eles.

Aprender a lidar com o dinheiro

Pode parecer algo simples à primeira vista, não muito diferente de administrar um salário.

Mas não se engane, lidar com o dinheiro de um negócio é bem diferente de lidar com um orçamento doméstico.

Além de serem números maiores e mais complexos, você precisa ser muito mais meticuloso com seu registro e planejamento.
Primeiramente, o orçamento pessoal deve sempre ser separado do empresarial, justamente para que um lado não tome os recursos do outro.

Segundo, cada entrada e saída precisa ser registrada ao longo do tempo, para que você consiga identificar seus ganhos e suas despesas.

Conquistar o seu público

Digamos que você acabou de abrir um espaço comercial. Como vai fazer para os clientes irem até sua loja e fecharem negócio?

Essa é uma das primeiras preocupações em todo novo empreendimento e uma das mais importantes.
Pode levar um bom tempo até que sua empresa construa uma reputação e conquiste a preferência do público. Algo que exige muito mais esforço e planejamento nos estágios iniciais.

Por isso, novas companhias geralmente têm ofertas melhores, justamente para atrair essa onda inicial de clientes.

Ter um planejamento de longo prazo

Quando você é um pequeno ou microempreendedor, é bem comum focar no aqui e agora, lidando com as demandas imediatas do seu negócio.

E, de fato, é assim que você deve trabalhar inicialmente, pelo menos até se acostumar com sua rotina de trabalho.

Porém, em algum momento, você precisa começar a ter um pensamento de longo prazo.

Em outras palavras, você deve planejar a manutenção e o crescimento do seu negócio com um período mais longo em mente.

No próximo mês, próximo semestre, próximo ano e assim por diante. É algo fundamental para garantir a longevidade do seu empreendimento.

Lidar com as obrigações fiscais

Dependendo do seu segmento, é comum existirem negócios de pequeno porte que atuam informalmente, sem registro na prefeitura nem nada do tipo.

Porém, há muitos bons motivos para se formalizar, como contribuir com a aposentadoria e garantir que suas atividades estão dentro da lei.

A grande questão aqui é que, com a formalização, também vêm algumas obrigações fiscais e tributárias.

O Simples Nacional ajuda bastante os microempreendedores, mas à medida que sua empresa cresce, você vai precisar lidar com o pagamento de tributos, planejamento tributário e prestação de contas com o governo.

Como abrir o próprio negócio da forma correta?

Apesar dos desafios, se você tiver um bom direcionamento, não é difícil aprender como abrir o próprio negócio.

Saiba alguns dos principais passos para começar e melhorar suas chances de sucesso.

Aprenda o fundamental

Para poder administrar uma empresa, é necessário adquirir uma série de habilidades.

Além de saber como lidar com seu produto ou serviço, você deve dominar, ao menos um pouco: finanças, gestão, marketing, entre outros tópicos.

Pode levar algum tempo e esforço até você adquirir essas habilidades, mas esse investimento vale a pena.

E para os pontos em que você tiver mais dificuldade, você pode buscar ajuda profissional, especialmente na área de planejamento tributário e fiscal.

Defina seu nicho de atuação

O próximo passo é saber em qual área você pretende se inserir.

Pode ser que já tenha uma área definida antes de começar, mas também é possível estudar suas opções antes de fazer essa escolha.

Dependendo da área escolhida, pode ser que você não precise de experiência ou formação específica na área.

Se você tiver boas habilidades de gestão e planejamento, pode encontrar boas oportunidades em praticamente qualquer setor do mercado.

Estude seu mercado

Claro que, independentemente de qual seja a sua escolha, você deve estudar a área em questão.

Quanto mais a fundo você conhecer um setor, mais fácil será tomar boas decisões no dia a dia e encontrar oportunidades de crescimento em seu mercado.

Um bom ponto de partida é avaliar outros negócios no mesmo setor, como eles atuam e quais são os padrões esperados pelo público.

Com esses dados em mãos, você pode identificar se há espaço para um novo empreendimento na área, se a concorrência é muito forte ou mesmo alguma forma de inovar na sua área.

Calcule o orçamento inicial

Todo negócio precisa de capital para começar a funcionar, não importa o seu porte.

E, dependendo do tipo de empresa que você deseja começar, pode ser que precise de mais dinheiro em caixa ou, mesmo, que o custo seja próximo a zero.

Há dois caminhos que você pode tomar aqui.

O primeiro é calcular seu orçamento atual e encontrar um negócio que esteja dentro das suas limitações.

O segundo é avaliar o quanto precisa para abrir a empresa que quer e buscar uma linha de crédito compatível.

Estabeleça suas metas

Um erro bem comum para muitos novos empreendedores é abrir uma empresa sem ter um objetivo claro.

Algo como “conseguir uma fonte de renda” ou “ter mais controle sobre o meu trabalho” são razões válidas, mas você precisa de algo específico para administrar um negócio.
É necessário ter metas mensuráveis, as quais indicam o sucesso e o crescimento do seu negócio.

Por exemplo, conseguir fechar o seu primeiro mês de trabalho com X de lucro, adquirir um número pré-definido de clientes, expandir suas atividades até o fim do próximo ano, etc.

Crie um plano de negócio

Com as suas metas e um orçamento em mãos, o próximo passo é definir o seu plano de negócio.

Ele inclui não apenas os estágios iniciais necessários para abrir um negócio, mas também como você vai alcançar seus objetivos.
Mesmo um plano de negócio simplificado já ajuda a organizar suas atividades iniciais e evita uma série de erros.

Ainda assim, o ideal é que seu plano seja bem definido e esclarecido antes mesmo de começar.

Busque linhas de crédito

Um dos primeiros desafios que você vai encontrar é justamente reunir capital para começar seu próprio negócio.

Especialmente se pretende abrir uma loja física ou tiver que lidar com muitos materiais.

A menos que você já tenha economias guardadas, você precisa encontrar possíveis linhas de crédito.
Um dos métodos mais comuns é buscar um empréstimo em um banco, o que implica um planejamento para pagar a dívida depois.

Alternativamente, você pode encontrar um sócio, parceiro ou um investidor com quem pode dividir os custos.

Escolha onde fará suas vendas

Não há como abrir o próprio negócio sem pensar primeiro nos seus canais de vendas.

Dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, alguns deles podem ser indispensáveis.

A primeira questão é se você quer ter uma loja física, virtual ou ambas. Uma loja física tem mais custos, mas pode ser importante para certos tipos de produtos.

Já a loja virtual pode ser construída mais rápido e com menos custos, além de envolver outras habilidades em sua divulgação.

Você também pode começar vendendo pelas redes sociais — Instagram, por exemplo— sem ter que criar um site de imediato.

Regularize sua empresa

Muitos empreendedores atuam na informalidade, sem registrar seus negócios na prefeitura.

Por um lado, isso implica menos responsabilidades fiscais, mas também significa que você não tem acesso a certos direitos e proteções.

E, dependendo do setor, pode ser ilegal atuar na informalidade.
Hoje em dia, é bem fácil formalizar e regularizar um pequeno negócio.

Basta seguir as instruções da sua prefeitura local.

Com o registro, você ganha algumas vantagens, como a possibilidade de emitir nota fiscal e fazer sua contribuição para a previdência pública.

Compare fornecedores

Agora falando de um aspecto mais prático do negócio, você precisa de fornecedores para manter suas atividades.

Seja com produtos, material necessário para seu trabalho ou outros serviços relevantes, como internet e hospedagem de site.

O ideal é que você compare as principais opções de fornecedores disponíveis, levando em conta o custo, a qualidade do produto oferecido, qualidade do atendimento e consistência na entrega.

É importante ter em mente tanto os padrões que você deve atingir quanto suas limitações iniciais.

Encontre seu diferencial competitivo

O mundo do empreendedorismo cresceu consideravelmente.

Como resultado, também há bastante concorrência em praticamente todos os setores.

Mesmo que você saiba como abrir o próprio negócio, ainda precisa encontrar uma forma de se destacar em relação aos concorrentes. Existem várias formas de se diferenciar.

Pode ser algo simples, como oferecer seu serviço de forma conveniente e acessível ao seu público, ou algo mais elaborado, como ter um produto único no mercado.

O mais importante é que esse fator seja o seu diferencial, algo que o público só obtém quando compra em seu negócio.

Invista em uma estratégia de marketing

Não importa o quão bom seja o seu serviço, é praticamente impossível fechar vendas se o seu público não souber onde encontrá-lo.

Por isso, um dos investimentos mais importantes para novos negócios é sua estratégia de marketing.
Saber onde e como divulgar seus produtos é fundamental para conseguir fechar mais vendas, não importa o porte do seu negócio ou segmento.

Um bom ponto de partida é conhecer bem seu público, quais canais eles mais frequentam e como você pode aumentar sua presença neles.

Especialmente quando se trata de redes sociais.

Quais são alguns dos setores mais lucrativos para abrir o próprio negócio?

Se você já tem ideia de como abrir o próprio negócio, mas não tem preferência por nenhum setor em particular, é sempre uma boa ideia conferir quais áreas estão em alta.

Confira, a seguir, algumas possibilidades que você pode considerar.

Comida saudável

Cada vez mais pessoas buscam uma alimentação balanceada, mesmo com a rotina corrida.

Isso significa que há bastante demanda por restaurantes e serviços de entrega que oferecem refeições saudáveis e orgânicas.

Ideal para manter a saúde sem ter que mudar sua rotina.

Além disso, você ainda tem a possibilidade de se especializar em certas áreas, como comida vegana e pratos sem glúten.

Pet shop

Outro mercado que parece sempre estar em alta é o de produtos para pets.

Ração, brinquedos, remédios, petiscos, educadores, banho e tosa, babá para pets, todos esses produtos e serviços são bastante requisitados por pessoas com animais de estimação.

Você pode fazer a venda de alguns desses produtos online ou criar uma loja física onde presta esses serviços.

Lanches e doces gourmet

Boa comida é sempre apreciada, independentemente do contexto.

Se você está pensando em como abrir o próprio negócio e tem algum conhecimento de culinária ou confeitaria, então pode atuar com lanches artesanais e doces gourmet.

Esses produtos podem ser vendidos para salões de festas organizadas, formaturas, casamentos ou como presentes para datas especiais.

Produtos naturais

Com o maior número de elementos industrializados que são consumidos todos os dias, mais pessoas dão preferência aos produtos orgânicos.

Isso pode incluir comida, sabonetes, cosméticos, incensos, entre vários outros.

Para pessoas que têm alergia a certos produtos industrializados, essas alternativas são muito bem-vindas.

Mercado de afiliados

Links afiliados são uma forma de trabalho parecida com uma venda por comissão.

Você cria um canal de conteúdo, como sua rede social ou um blog, onde divulga produtos com um link afiliado.

Sempre que alguém faz sua compra usando seu link, você recebe um valor pela venda. Ideal para quem já tem uma plataforma bem estabelecida.

Franquias

Uma alternativa para quem não sabe como abrir o próprio negócio ou tem mais dificuldade é o modelo de franquia.

Aqui, você abre uma filial de uma marca já estabelecida, ganhando o direito de usar sua imagem e fornecer seus produtos.

Em troca, deve pagar royalties à franqueadora.

Hotelaria

O turismo é outra área que vem crescendo bastante, especialmente no período pós-pandemia. Depois de tanto tempo em casa, mais pessoas estão interessadas em sair e conhecer um pouco mais do mundo.

Nesse caso, você pode atuar oferecendo estadia, seja com um imóvel específico para essa finalidade ou como parte de outros sistemas, como o Airbnb.

Como vimos ao longo do conteúdo, tornar-se um empreendedor vai demandar esforço, mas pode trazer inúmeras vantagens.

Basta ter em mente seus objetivos de forma clara, traçar um bom planejamento estratégico e cumprir os passos para alcançar suas metas e crescer.

Agora que você tem uma ideia melhor de como abrir o próprio negócio, é hora de dar o primeiro passo.

O seu negócio de sucesso só vai existir depois de você começar!

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