E-BOOK

5 passos para aumentar suas vendas no Mercado Livre agora

O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil. Ele se tornou uma vitrine de alta exposição e uma força de vendas que vêm alavancando muitos e-commerces. Mas… quanto melhor a vitrine, mais concorrência você terá. Por isso, é preciso saber como se destacar neste marketplace.

Confira a integração mais completa do Brasil com o Mercado Livre

Gerencie várias contas

Você pode integrar até 10 contas do Mercado Livre no painel da sua loja. Sem hubs, intermediários ou complicações.

Importe seus produtos para sua loja
Se você já vende no ML e quer abrir sua loja virtual – ou migrar para a Tray, consegue importar os seus produtos do ML para o seu painel.

Duplicação de anúncio
Um recurso essencial para fazer variações de título, preço, formas de pagamento ou tipos de frete. Ideal para aumentar as chances de rankeamento.

Estoque integrado
Um estoque para várias vitrines e tudo atualizado diretamente no seu painel.

Introdução

Sumário

Aumentar as vendas no Mercado Livre é um dos principais objetivos dos vendedores, diante da competição por evidência na plataforma. É importante conhecer as estratégias para que as páginas dos seus produtos sejam atrativas e alcancem mais clientes, além de cuidar da reputação da sua empresa no marketplace.

Com títulos pouco interessantes, fotos de baixa qualidade e descrições pouco objetivas, dificilmente as suas ofertas alcançam bons resultados de venda. Além disso, sem oferecer benefícios, como frete grátis, os consumidores podem desistir de concluir a compra e optar por outro vendedor.

Por isso, neste e-book, nós explicaremos de que maneira é possível elaborar descrições cativantes para os seus produtos e como usar anúncios de publicidade para alcançar mais usuários. Também daremos dicas de como oferecer frete sem custo ao consumidor e como desenvolver uma boa reputação no marketplace.

Se você busca impulsionar as suas vendas no Mercado Livre, veja as principais dicas e recomendações a seguir!

Elabore bons títulos e descrições

Investir em títulos e descrições atrativas contribui para que o consumidor
confie na sua empresa e compre os seus produtos mais facilmente. É
importante destacar a trajetória da sua empresa, os benefícios oferecidos
pelo produto e de que maneira ele pode ser útil para o cliente

 

Use o título na medida

A começar pelo título, é importante ter atenção para que não tenha muitos detalhes e também seja capaz de dar ao cliente uma noção do seu produto. Portanto, não é recomendado usar muitos adjetivos para descrever a oferta. Tampouco o título deve ser genérico, sem especificar o que você vende.


Confira alguns exemplos de título para uma marca de roupas:


• Evite “Camiseta jeans” (genérico).
• Evite “Camiseta jeans feminina com dois bolsos e manga longa” (muito detalhado).
• Use “Camiseta jeans (Nome da marca) feminina”.

Fale sobre a sua marca

A descrição do produto deve ser focada na conversão para vendas.
Por isso, mesmo que a seção “Sobre” contenha informações acerca da sua empresa, é importante que o texto seja direcionado para convencer o consumidor a comprar. Assim, você pode incluir um resumo da trajetória da sua loja e os elementos essenciais sobre a sua identidade.

 

Nesse ponto, é interessante apresentar dados como a data de fundação da sua companhia e quantos anos tem de história. A cultura organizacional da empresa também pode ser apresentada, para que o consumidor conheça os valores (modo de ser), a visão (objetivo em longo prazo) e a
missão (motivo de ser).


A descrição pode até mesmo provocar um laço de identificação com o cliente, por conta da conexão estabelecida com os valores assumidos pela marca. Um bom exemplo de descrição com mais detalhes sobre a empresa é o anúncio de um modelo de geladeira frost free

“A marca X tem mais de 35 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Oferecemos equipamentos refrigeradores de alta performance, com foco em inovação em tecnologia. Nossa missão é vender produtos de qualidade, com respeito ao consumidor”.

Saiba quem é sua persona

Também é necessário definir bem qual ou quais são as suas personas, que são as representações de clientes ideais. Com isso, será possível descrever de que maneira o seu produto será útil para a persona, quais são os seus benefícios e como poderá ser usado (local e estação do ano, por exemplo).

 

O tom da escrita do anúncio também deve ser adequado ao produto e à persona. Caso a sua loja venda cosméticos, por exemplo, o estilo pode ser mais informal e próximo do consumidor. No entanto, se você vende itens médicos, por exemplo, será preciso fazer um texto mais técnico e sério.

Descreva a matéria prima

Uma boa estratégia para vender pela internet é se colocar no lugar do cliente, que não terá acesso ao produto da mesma maneira que em uma loja presencial. Por isso, saiba que o consumidor deve ter o interesse de conhecer a matéria-prima que compõe o produto — a exemplo de uma camisa, que pode ser feita de algodão e poliéster

Especifique as medidas

As medidas do item também precisam estar detalhadas para que o cliente não encontre dificuldade ao decidir pelo produto. Desse modo, informe quais são as dimensões dos itens — como os tamanhos tradicionais (P, M, G e GG) — a fim de que o consumidor consiga encontrar o mais adequado.

Invista na esperiência

Também é essencial criar uma conexão com o cliente para que tenha noção das sensações que o produto pode provocar. Um bom exemplo é o anúncio de um perfume, que pode mencionar se conta com notas cítricas, amadeiradas, orientais ou florais. Dessa forma, mesmo sem sentir o cheiro, o cliente pode se identificar e decidir pela compra.

Cuide de sua reputação na plataforma

No Mercado Livre, a reputação de cada empresa é classificada por cores, de vermelho (pior nível), passando por laranja, amarelo e verde, até verde-escuro (melhor categorização). Portanto, o objetivo da sua marca deve ser chegar até a reputação verde-escura e se manter nessa posição.

Entenda o calculo da reputação

Para formar essas classificações, o Mercado Livre faz um cálculo que leva em conta a experiência que a sua empresa entrega para o cliente. A quantidade de reclamações que os consumidores registram no marketplace não deve ultrapassar os 3%. O próprio site informa que boa parte das reclamações ocorre devido à falta de informações depois da compra.

O cliente merece receber uma experiência de compra caracterizada pela excelência, até mesmo no pós-compra, com foco na satisfação do consumidor. Outro ponto importante é o envio da mercadoria. O algoritmo do Mercado Envios deve comparar o tempo de entrega do seu produto aos Correios com o de outros vendedores.

A taxa de atrasos nos envios não pode ser maior do que 15%. Além disso, para conquistar uma boa reputação, o índice de cancelamento dos pedidos também não deve ser elevado. O vendedor deve cuidar para que os cancelamentos não ultrapassem 3% do total das compras.

Tire fotos de qualidade dos seus produtos​

As imagens disponíveis no anúncio dos seus produtos também devem funcionar como uma boa vitrine de venda. Para a primeira foto, use um fundo branco para deixar o item à mostra. Não inclua banners promocionais nem as condições de venda na foto. Cuide também do brilho e da nitidez da imagem, para que o consumidor consiga visualizar bem os detalhes.

Ainda, é importante ter atenção para não publicar fotos que tenham sido reproduzidas da internet, por conta dos direitos autorais que podem estar relacionados às imagens. Priorize as fotos dos seus produtos tiradas por você mesmo, para que o cliente obtenha mais segurança na compra.

A partir da segunda foto, você pode usar diferentes ângulos e incluir o item em outros contextos. Por isso, se for vender um relógio, pode adicionar mais cores do mesmo produto. Também é possível acrescentar imagens em que o relógio é usado no pulso de um modelo, por exemplo.

A embalagem do seu produto também pode ser mostrada a partir da segunda imagem. Considere ainda que é importante que as imagens publicadas tenham um tamanho mínimo de 500px em um dos seus lados. O tamanho recomendado para o site é de 1.200px por 1.200px, assim o cliente consegue ampliar para visualizar melhor.

Invista em publicidade no Mercado Livre

Os produtos com publicidade investida no Mercado Livre Ads podem vender até 20% mais. Esse resultado é registrado por conta da estratégia de análise do comportamento do consumidor, que possibilita a segmentação dos anúncios. Desse modo, fica mais fácil chegar aos clientes que têm interesse em comprar o seu produto.

Por meio de informações dos clientes cadastrados, como idade, sexo, localização e produtos preferidos, as campanhas são direcionadas e as vendas podem ser escalonadas. Para alcançar melhores resultados, escolha patrocinar anúncios de produtos que já têm uma boa saída. Assim, você evita perder recursos da sua empresa.

O investimento em publicidade permite que os itens à disposição apareçam entre as posições 1 e 2 em resultados de busca. Além disso, é possível criar relatórios com a mensuração dos resultados. O marketplace ainda permite que sejam elaboradas várias campanhas com orçamento diferenciado para cada uma.

O Product Ads também dá melhores posições em resultados de busca. Desse modo, os seus itens podem ser encontrados de maneira mais rápida pelos compradores. Outra vantagem é que se o cliente visitar a página de outro vendedor, ele também poderá ver o seu produto em destaque.

Crie anúncios no Google ads

Outra forma de impulsionar a venda dos seus produtos é por meio da parceria entre o Google Ads e o Mercado Livre, que aumenta o tráfego de clientes na sua página. Para configurar esse tipo de anúncio, é necessário seguir alguns passos, que detalharemos adiante.

Cadastre a sua loja

Primeiramente, é necessário realizar um cadastro na plataforma do Google Ads e criar uma conta como anunciante. Depois, é preciso ir até o menu “Campanhas”, na barra lateral, e clicar no sinal “+” para gerar um novo anúncio. Neste ponto, você definirá qual deve ser o objetivo da sua campanha.

Defina metas

A meta da campanha pode ser definida como a venda, mas o custo pode ser mais alto para o vendedor. Por isso, podem ser considerados os objetivos de tráfego para o site e o alcance. Também é importante delimitar o tipo de campanha que será escolhido, como o Google Shopping, e os locais de destino do seu anúncio.

Delimite gastos

Em seguida, você definirá qual será o valor médio cobrado por dia para o seu anúncio, além de indicar quais serão as datas de início do e término da sua campanha. A partir daí, você pode escrever os detalhes do seu anúncio, ao incluir o título, a descrição e o link de direcionamento para a página de venda do produto.

É possível ainda incluir cidades onde o anúncio será exibido e excluir as regiões onde não se deseja chegar. Você também pode selecionar as opções de estratégia de lances, que são a maneira pela qual prefere ser cobrado, a exemplo do custo por clique do usuário.

Entregue com frete grátis

O frete grátis é um dos principais determinantes na hora da compra. De acordo com uma pesquisa da ComScore, 84% dos entrevistados afirmaram que a isenção do pagamento relativo à entrega é um fator importante nas compras online. Por isso, é essencial elaborar estratégias para oferecer esse benefício ao cliente.

Delimite os gastos

No Mercado Livre, essa vantagem é obrigatória em anúncios de produtos novos, com valor a partir de R$ 99. As empresas que querem oferecer frete grátis no site precisam saber que o seu custo pode ficar com o vendedor ou com o marketplace, conforme algumas condições:

• Em anúncios de produtos novos a partir de R$ 99, caso ofereça frete grátis ou descontos significativos, o vendedor pode receber desconto nos custos, conforme a sua reputação.

 

• Já nos anúncios com valores abaixo de R$ 99, os custos ficam totalmente com o vendedor quando oferece frete grátis.

 

• Se a soma dos produtos vendidos para um mesmo comprador chegar a R$ 99, o Mercado Livre oferece frete grátis e arca com os custos.

Dicas de como oferecer frete grátis

Também é importante seguir algumas recomendações que podem ajudar os vendedores na estratégia de oferecer frete sem custo ao consumidor. Confira:

• Visite as páginas da concorrência para conhecer as táticas de venda disponíveis e faça uma análise do que é mais utilizado. Assim, você pode se informar sobre as tendências e oferecer o frete sem custo ao consumidor com mais vantagens.

 

• Selecione produtos específicos para a venda, conforme o tamanho, já que produtos menores e mais leves podem ter menor custo para envio.

 

• Escolha campanhas promocionais para oferecer frete grátis, principalmente em situações como queima de estoque. Não deixe de fazer um planejamento para que as campanhas sejam lucrativas.

Conclusão

Aolongo deste e-book, apresentamos informações importantes para vender mais no Mercado Livre. Você pôde perceber que é possível, com algumas dicas simples, ter mais destaque no marketplace, atrair mais clientes para a página dos seus produtos e fechar mais negócios.

 

Mesmo com todos os desafios para vender no site, com bons títulos e fotografias, o consumidor pode ser convencido da qualidade dos seus produtos. Os vendedores também devem cuidar para oferecer experiências positivas aos clientes e manter uma boa imagem na plataforma.

 

Por isso, aplique as informações e dicas para conquistar melhores resultados para a sua empresa no Mercado Livre!

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